História da Educação Física
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Professora Elaine - Realizado em 2010/1
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Texto sobre: Historia da EducaçãoFísica
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Por: Lino Carvalho - Face:Lino.Ufrj - Insta: @Linosfit - @UoLinosFit - CariocaLino
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Siga o LinoCarioca: Canal no Youtube | Facebook | Twitch | Instagram
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 01 ou capa)
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
(Pagina 02 Em branco)
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 03)
DEDICATORIA
Aos profs. Liberato de Oliveira Rodrigues e Jocelino Rodrigues Bichinho - meu primeiro professor de Educação Física e meu primeiro treinador - pelo extraordinário senso de cumprimento do dever, cujo exemplo me ajudou na escolha da carreira profissional;
e ao prof. cel. João Francisco Sofia que, pela experiência, amizade e colaboração, tem me impulsionado nessa carreira, dedico, agradecidamente, este trabalho.
Porto Alegre, agosto de 1972
O autor
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 04)
ÍNDICE
Plano pedagógico ......................................................................... 5
História da Educação Física ......................................................... 7
Educação Física na Pré-história ....... ........................................... 9
A Educação Física no Extremo Oriente ....................................... 11
A Educação Física no Oriente Próximo ...................................... 13
A Educação Física na Grécia ....................................................... 15
A Educação Física na Roma ....................................................... 19
Educação Física na Idade Média (395 - 1453) ............................. 23
Educação Física no Renascimento (Séc. XIV a XVI) .................. 27
Os iniciadores (Séc. XVII A XIX) .............................................. 29
Linha Doutrinária Sueca .............................................................. 31
Linha Doutrinaria Francesa ......................................................... 33
Linha Doutrinária Alemã ............................................................. 37
A Educação Física nos Estados Unidos ....................................... 41
A Educação Física na América Latina ......................................... 45
A Educação Física no Brasil ......................................................... 47
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 05)
ESCOLADE EDUCAÇÃO FÍSICA DO INSTITUTO PORTO ALEGRE
- - Plano Pedagógico - -
1 - GENERALIDADES
Cursos: Superior de Educação Física e Técnica Desportiva
Disciplina: Evolução da Educação Física, e dos Desportos
Série: I Semestre
2 - PREVISÃO DE AULAS
Número de aulas semanais - 2 x 15 semanas= 30 (Total no semestre)
3 - OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
1. Dar aos alunos uma visão panorâmica da História da Educação Física através dos tempos, dos homens e dos povos;
2. Despertar nos alunos o respeito para com os pioneiros no campo de sua futura profissão;
3. Dar aos alunos a inspiração e os exemplos do passado para que possam desenvolver melhor seu ideal e sua profissão;
4. Fornecer os conhecimentos básicos para o estudo da metodologia da Educação Física, Pedagogia, Ginástica e outras disciplinas.
4 - PROCESOS DIDÁTICOS A EMPREGAR
1. Aulas dialogadas.
2. Estudo em grupos.
3. Seminários.
5- MATERIAL DIDÁTICO A UTILIZAR NAS AULAS
1. Quadro verde e giz.
2. Livros.
3. Slides.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 06)
6 - BIBLIOGRAFIA
1. Histórico de la Educación Física - J.J.Rodrigues.
2. Histórico da Educação Física - L.L.Bonorino e outros.
3. El desporte Griego - J.Otero Espasandin.
4. História Antiga da Educação Física - Cel.Octacílio de Moura Escobar.
5. Os clássicos e a Educação Física - Inezil Pena Marinho.
6. Histoire de l'Education Physique - Henri de Genst.
7. Sistemas e Métodos de Ed. Física - Inezil P.Marinho.
8. História e Organização da Educação Física e dos Desportos - A.E. Accioly e J.P. Marinho
7 - CONTEÚDO PROGRAMATICO
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mês.......... N de aulas..... E S P E C I F I C A Ç Õ E S (Unidades e Sub-Unidades)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
1...............1 ................... História : conceitos, finalidades, bibliografia.
1...............1 ................... Educação Física na Pré-História.
1...............1 ................... Educação Física no Extremo-Oriente: Chineses e Hindus.
2...............2 ................... Idem - no Oriente Próximo: Egípcios e Cretenses.
2...............4 ................... Idem - na Grécia.
2...............2 ................... Idem em Roma.
2...............2 ................... Idem na Idade Média.
3...............2 ................... Idem no Renascimento.
3...............2 ................... Os Iniciadores dos Tempos Modernos.
3...............2 ................... Linha Doutrinária Sueca.
3...............2 ................... Linha Doutrinária Alemã.
4...............2 ................... Linha Doutrinaria Francesa.
4...............2 ................... Educação Física nos Estados Unidos.
4...............1 ................... Idem na América Latina
4...............4 ................... Idem no Brasil
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 07)
PONTO I
HISTÓRIA D EDUCAÇÃO FÍSICA
1. Conceitos :
" História é o estudo dos fatos que marcaram a vida dos povos e determinaram o sentido da marcha da Civilização".
O estudo desses fatos, suas causas, efeitos, pessoas e povos neles envolvidos, o ambiente geográfico em que aconteceram, tudo isso constitui um fascinante estudo e uma inesgotável fonte de lições para o presente galgue os degraus do futuro com segurança, progresso social, econômico cultural e moral. Por isso, é muito certa a expressão do sábio: " A Historia é a mestra da Vida";
A História da Educação Física é apenas um dos aspectos da História; ela, para nos que fazemos da Educação Física um ideal e uma carreira, é uma auxiliar eficiente e uma conselheira segura e fiel.
Poderíamos conceituá-la como o "estudo dos exercícios e cuidados com o físico, suas origens, evolução, metodizarão e regulamentação".
2. Finalidades :
Para vocês que acabam de ingressar em uma Escola de Educação Física, e que se deslumbram com o currículo variado e atraente que encontram, basta-me apontar apenas 4 finalidades de nosso estudo para que compreendam a utilidade e necessidade de sua inclusão no currículo:
a - Conhecer o que foi feito através dos tempos no campo de nossa profissão. Trata-se aqui de tender a uma necessidade intelectual e profissional. O homem, como ser inteligente, tem curiosidade em saber como as coisas se passaram, como ocorreram, para que chegássemos à realidade de hoje; um bom profissional precisa de uma ampla visão de sua carreira; visão que não se limita ao seu tempo e ao seu espaço, mas abrange o mundo, domina o presente, conhece o passado, e lança pontes para o futuro.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 08)
b - Despertar um sentimento de respeito para com os pioneiros do nosso ramo profissional - Para que a Educação Física chegasse ao bom estágio de nossos dias, muitas vidas se doaram enfrentando toda a série de dificuldades e incompreensões. Poetas, educadores, filósofos, patriotas, governantes, legisladores, homens prático, sacerdotes, políticos, etc., alinham-se entre os heróis da Educação Física. A medida de sua grandeza não deve ser feita à luz do estágio científico e social de nossa época, mas considerando os poucos conhecimentos de seu tempo e o meio em que viveram; é preciso honrar e respeitar os homens do passado ( e os colegas do presente) para que a nossa profissão e nós como profissionais sejamos respeitados.
c - Utilizar os exemplos do passado para que os profissionais do presente tenham inspiração e lições a fim de realizar melhor seu ideal e sua profissão.
É uma finalidade utilitária. A inspiração nos anima, nos impulsiona; as lições nos "dão cancha", gabarito, segurança. É a utilização da História como Mestra.
d - Servir de pré-requisito par a Didática, Ginastica, Desportos e outras disciplinas.
3 - Bibliografia
Para o nosso curso, aconselhamos, entre outros, a leitura dos livros abaixo relacionados.
A biblioteca da Escola tem todos eles e vários outros; alguns podem ser adquiridos nas livrarias; outros estão esgotados:
a) POLIGRAFOS DA ESEF DA UFRGS - Cel. J.F. Sofia - Porto Alegre - 1957
b) HISTÓRIA ANTIGA DA EDUAÇÃO FÍSICA - Octacílio de Moura Escobar - Porto Alegre - 1958
c) HISTÓRIA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DOS DESPORTOS - Volume I - Aluizio Ramos accioly e I.Inezil Penna Marinho - Rio de Janeiro - 1956
d) HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA - L.L.Bonorino e outros - Vitória - 1931
e) HISTÓRICO DE LA EDUCACIÓN FÍSICA - J.J. Rodriguez - Montevideo - 1942
f) EL DEPORTE GRIEGO - Otero espasadim - Buenos Aires - 1944
g) HISTOIRE DE L'EDUCATION PHYSIQUE - 3 Volumes - Henri de genst - Bruxelas - 1947
h) SISTEMAS E MÉTODOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA- Inezil Pena Marinho, São Paulo, 1976.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 09)
PONTO II
EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÉ-HISTÓRIA
É claro que a expressão "educação física" aplicada ao homem pré-histórico é um tanto forçada, pois o exercício físico não estava sistematizado, regulamentado, metodizado, estruturado cientificamente, etc... Mas tudo isso que nós hoje procuramos atingir cientificamente (bem estar físico, saúde, força, velocidade, resistência, aperfeiçoamento das funções fisiologias, etc.), o homem primitivo atingiu e ultrapassou em muito. É que, pelas condições de vida, um dia na pré-história, era uma contínua e completa aula de educação física. Para sobreviver ao perigo das feras e inimigos, para fugir às intempéries, para conseguir o alimento, para homenagear os deuses, para festejar vitórias, etc., o homem, em pleno contato com a natureza, precisava correr, saltar, marchar, arremessar, nadar, mergulhar, lutar, levantar e transportar, equilibrar, trepar, quadrupedar, dançar, jogar, etc..
Para fins de estudo, podemos classificar as atividades físicas na pré-história dentro dos aspectos: natural, utilitário, Guerreiro, Recreativo, Religioso.
1 - ASPECTO NATURAL :
Aqui colocamos as atividades físicas feitas instintivamente, como meio de sobrevivência: Correr para fugir ao perigo ou para alcançar a caça; Nadar para atravessar os rios; Marchar (caminhar) a procura da caça, da pesca, do abrigo; Arremessar a pedra, a lança, para caçar, pescar, guerrear e assim por diante.
2 - ASPECTO UTILITÁRIO :
Na caça ou na pesca, quantas vezes a lança foi atirada imperfeitamente, deixando o homem sem a sua desejada refeição. Ele percebeu que precisava "treinar" aquele gesto para que, quando surgisse a situação real frente a sua presa, pudesse ter êxito no lance. Esse treino, essa atividade intencional, essa "evolução técnica" já não mais apenas instintiva, caracteriza o aspecto utilitário.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 10)
3 - ASPECTO GUERREIRO :
Aos poucos, vai o homem dominando a natureza: alguns grupos desenvolvem o pastoreio e a agricultura e já podem abandonar a vida nômade, mas outros grupos, que ainda vivem da caça e da coleta de frutos silvestres, percebem a fartura daqueles e adestram-se no manejo das armas para atacar e apossar-se do excelente estoque de alimentos. Os sobreviventes do grupo atacado, por sua vez; percebem que não basta criar o gado e armazenar os cereais: é preciso dedicar muita atenção ao preparo para a luta e às medidas de segurança. É a educação física sob o aspecto guerreiro. Mais tarde, o crescimento dos aglomerados humanos exige a especialização do trabalho, e surgem os homens dedicados exclusivamente à segurança: os soldados. E é na caserna que a Educação Física, através de todos os tempos, encontra apoio enfático e perene.
4 - ASPECTO RECREATIVO :
Os homens primitivos brincavam de correr, saltar em altura e extensão; lutavam, dançavam, atiravam ao alvo; faziam encenações representando episódios de caça, cenas cômicas, simulacros de combate etc...
5 - ASPECTO RELIGIOSO :
Para aplacar a ira dos deuses, ou para homenageá-los, o homem pré-histórico realizava atividades rítmicas e danças. Ao ritmo de bastões, tambores, palmas, gritos e outros ruídos, executavam movimentos simbólicos de braços, mãos, dedos, cabeça, tronco, balanceamentos, salteamentos, passos e corridas, batidas de pés, etc ...
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 11)
PONTO III
A EDUCAÇÃO FÍSICANO EXTREMO ORIENTE
Neste nosso rápido estudo da História da Educação Física somente alguns assuntos podem ser abordados. Assim, aqui no Ponto 3 vamos enfocar somente os Hindus e os Chineses. Permitam-me, no entanto dizer, de passagem, que os japoneses também cultivaram a Educação Física com brilhantismo. Vivendo junto ao mar eram hábeis nadadores, remadores, mergulhadores; praticavam a ginástica e as massagens; os guerreiros samurais manejavam com habilidades o arco e a flecha, o sabre, e eram invencíveis nos combates corpo a corpo graças aos conhecimentos do Jiu-Jitsu. Hoje, o judô é uma bela contribuição Japonesa à educação mundial.
1 - CHINESES :
a) Os chineses constituem um dos povos mais antigos da terra. Sua história perde-se na bruma dos tempos e no terreno lendário.
Pode-se no entanto dizer que já há 3.000 anos A.C. possuíam uma educação organizada, com escolas de nível primário, médio e superior.
b) A educação Física não se restringia ao currículo escolar, e por isso alcançou alto nível entre os chineses. É que ela estava englobada nos preceitos morais e religiosos.. Assim, graças aos sacerdotes e também aos filósofos (entre estes destacamos Confúcio que foi um grande ginasta) a Educação Física era encarada com muita seriedade pelo povo Chinês.
c) O Kong-fu era um notável tratado de Educação Física elaborado pelos monges da seita Tao-Tse.
Continha exercícios ativos, passivos e mistos; determinava a manutenção de postura, as mudanças de posturas, os modos de respirar; explicava os vários tipos de massagens; indicava o benefícios fisiológicos e curativos de cada exercício. São famosas as " 7 regras de Saúde de Kong-Fu": levantar cedo, purificar a boca, exercitar-se, massagear-se, banhar-se, repousar, alimentar-se.
d) Além das práticas morais e higiênicas aconselhadas pelos filósofos e pelo kong-fu, os chineses praticava muitas outras atividades físicas: o arco e a flecha, a luta, o box, os jogos imitativos, a esgrima de sabre, o Tsu-Chu (semelhante ao futebol), o voador (peteca), a caça, danças religiosas e pantominas.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 12)
e) A introdução do Budismo e a influencia de alguns filósofos que pregavam a "inanição e a meditação para alcançar a sabedoria e a felicidade", prejudicaram o progresso da educação física e da própria China a partir de uns 2 séculos antes de Cristo.
Na atualidade, o povo chinês reage aos séculos de obscurantismo e já compadece nas competições mundiais de basquete, atletismo, natação, ping-pong, tênis, futebol.
3 - HINDUS :
a) A Índia se originou há uns 2.000 anos A.C., com a invasão dos Ários que dominaram a vasta península triangular que vai do Himalaia ao Oceano Índico. Os Hindus estavam organizados em 4 castas hierarquizadas: os Brâmanes (sacerdotes, poetas, juízes, médicos); os guerreiros. os negociantes, pastores e agricultores; e os servos. Havia ainda os sem classe ou párias, desprezados e sem quaisquer direitos.
b) As principais fontes históricas para estudo deste povo são os livros Vedas (livros sagrados do Bramanismo); Mahabárata (poema que relata uma guerra civil); Ramayana (poema épico que descreve as lutas de Rama para reaver sua esposa Sita) e as Leis da Manu, o célebre legislador da Índia.
c) Os livros mencionados nos dão conta de que os hindus praticavam ginástica, exercícios respiratórios, massagens, hidroterapia, a equitação, o box, lutas, corridas, natação , dança, polo, esgrima, lançamentos. Eram guerreiros temíveis. Possuíam cidades fortificadas; usavam os elefantes nas batalhas colocando no dorso desses animais dezenas de arqueiros que espalhavam a morte e a destruição entre seus inimigos.
A educação física tinha grande destaque no sistema escolar e ainda recebia especial atenção no culto familiar e nos templos. Os preceitos higienicos faziam parte da essencia moral e religiosa do povo.
Manu preconizava: "Para a sociedade a hierarquia das castas e para o indivíduo a pureza física e moral". A purificação era feita pelo fogo, (fumigações) pela respiração e pela água.
A Ioga é uma interessante prática que nos legaram os hinduas. Ela consiste em técnicas respiratórias, manutenção de posições do corpo, exercícios feitos suavemente e atitude mental em busca da tranquilidade interior e das "forças cósmicas".
D) Na atualidade, após longo domínio e por influencia inglesa, os hindus praticam futebol, tenis, polo, hockey, cricket, golf, atletismo.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 13)
PONTO IV
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ORIENTE PRÓXIMO
1 - Egípcios, Caldeus, Assírios, Hebreus, Medos, Persas, Fenícios e Insulares, são os grupos mais conhecidos entre os povos da antiguidade, no Oriente Próximo. Vamos dizer apenas que os fenícios eram hábeis navegadores; que os assírios e caldeus eram guerreiros cruéis; que os hebreus legaram preciosos princípios higiênicos; que os medos e os persas eram inteligentes, dinâmicos, honrados e guerreiros.
Detenhamo-nos um pouco mais nos Egípcios e nos Cretenses.
2. Egípcios :
a) No vale do rio Nilo, nordeste da África, floresceu, há mais de 4.000 A.C., a civilização egípcia. Os egípcios eram altos, de ombros largos, de quadris estreitos, pernas e braços longos, três amorenada pelo sol, alegres, trabalhadores, cultos e religiosos.
b) Vivendo em país de clima quente e recebendo as cheias periódicas do Nilo, era natural que os egípcios desenvolvessem adequadamente seus preceitos higiênicos, exercícios, hábitos alimentares e vestuário.
c) Assim, a natação era bastante praticada por homens e mulheres ( lembram-se do episódio bíblico que narra o achado de Moisés pela filha do Faraó durante um banho no rio Nilo?); O remo, a navegação e a caça de aves e animais selvagens nos rios e pântanos eram muito apreciados (Hipopótamos, gazelas, bois selvagens, raposas, lebres, leões, leopardos, crocodilos). Os jovens perseguiam a nado os crocodilos; levavam na mão um bastão pontiagudo nos dois extremos e ofereciam o antebraço ao animal; quando este tentava abocanhá-lo nada conseguia além de ficar espetado.
A ginástica rítmica e ad danças tiveram alta expressão no Egito, seja sob o aspecto religioso, como sob o profano e militar.
Desenvolveram a arte da luta. Nos túmulos de Beni-Hasan foram encontradas figuras de lutadores , pintadas em vermelho e preto, para melhor compreensão da técnica do golpes, em que aparecem mais de uma centena de fases de luta.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 14)
Sob o aspecto militar, além do manejo do arco e da flecha, praticavam a corrida de carros de guerra, o arremesso da lança, a esgrima com um bastão numa das mãos e com escudo na outra, corridas de velocidade e resistência.
d) Em tão alto conceito tinham os egípcios a educação física que o próprio herdeiro do trono se exercitava junto com os demais membros da nobreza. E todo o juramento feito em nome do Faraó, terminava com a expressão " Vida, Saúde, Força".
Nos locais dos exercícios físicos, assim como fazemos hoje nos estádio e vestiários, havia frases de incentivos aos praticantes: " Teu braço é mais forte que o dele; não cedas"; "Nosso grupo é mais forte que o deles; força, companheiros".
3. Cretenses :
a) Entre os insulares, ou povos do mar, brilhou, há mais de 2.000 anos A.C., a civilização cretense. Embora ainda não tenha sido possível decifrar os signos da escrita cretense, pelas ruínas, quadros, pinturas e esculturas, pode-se conhecer algo deste povo extraordinário, percussor e inspirador da civilização grega no campo da Educação Física.
b) Os cretenses eram baixos, morenos, queimados pelo sol, esbeltos, ágeis, enérgicos, usavam roupas leves ( uma simples tanga e saiote ricamente bordado, com uma cinta que ressaltava o talhe atlético); as mulheres usavam saias soltas, camisas rendadas, elegantes chapéus, colares, joias e braceletes.
c) Seus templos e palácios possuíam inteligente distribuição de ar, luz, água, drenagens, instalações sanitárias e salas de banho.
d) Hábeis marinheiros e possuindo um tipo de barco guarda - costa muito veloz, não precisavam de muros e fortificações para guarnecer seu litoral.
Eram apaixonados pelos exercícios de força e destreza. Para seus espetáculos, construirá os primeiros teatros e estádios do mundo. Apreciavam as lutas de gladiadores e os combates de homens e mulheres contra as feras. A coragem e a habilidade acrobática dos cretenses se desenvolveram a tal habilidade acrobática dos cretenses se desenvolveram a tal ponto que casais de toureiros, desarmados, brincavam com o touro furioso, dando cambalhotas e saltos sobre o dorso do animal.
Conheciam o pugilismo e já dividiam os lutadores nas três clássicas categorias: leves, médios e pesados. Os lutadores cobriam o corpo com óleo. Como outros povos, os cretenses também praticaram as danças religiosas e recreativas, as corridas, natação e massagem.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 15)
PONTO V
EDUAÇÃO FÍSICA NA GRECIA
1 - A Grécia antiga compreendia a extremidade da península balcânica, uma série de ilhas nos mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo e alguns pontos nas costas da Ásia Menor.
Vários povos cruzaram a Grécia, mas é com os Helenos, que a invadiram no século XVI A.C., que o povo grego surge ante a face da História. Os helenos se dividiam em quatro tribos: aqueus, eólios, dórios e jônios. Os dórios se estabeleceram em Esparta e os Jônios em Atenas e essas duas cidade-estado lideraram por largos períodos a vida dos povos gregos. Embora da mesma raça, os gregos não possuíam unidade política. Apenas em casos de guerras com outros povos havia uma união temporária entre algumas cidades.
Somente o desporto e a religião, através dos jogos Pan-helênicos, conseguiram uma efetiva unidade nacional.
2 - Os gregos, pela harmonia de suas linhas, proporção de seus segmentos e delicadeza de semblante, inteligência, coragem e cultura, foram considerados o protótipo da beleza humana.
3 - Separados politica e geograficamente, era natural que diferentes fossem os tipos de educação dos Gregos.
Os espartanos eram rudes, fortes, enérgicos, belicosos, colocando o amor à Pátria acima de tudo.
Por isso a educação espartana visava a formar soldados eficientes e prontos a morrer pela Pátria.
Até os 7 anos a criança ficava com a mãe; era então entregue ao estado passando a viver em comum com outras crianças, tendo uma alimentação sóbria, realizando exercícios violentos e habituando-se aos rigores da natureza. Aos 13 anos ingressava em regime ainda mais violento, praticando exercícios militares como equitação, funda, arco e flexa, manejo da lança. Formavam bandos de adolescentes e eram mandados a assaltar sítios e viajantes para prover sua própria alimentação. Se não conseguissem atingir seu intuito eram severamente castigados..
Dos 18 aos 20 anos o jovem espartano passava a guardar a cidade e a treinar os grupos mais jovens nos exercícios físicos e militares.
Dos 20 aos 30 anos entrava nos plenos poderes militares, podendo comandar tropas. Depois dos 30 gozada de privilégios
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 16)
políticos; após os 60 podia aspirar os mais altos postos da vida pública.
Por tudo isso, é fácil concluir-se que a Educação consistia quase que exclusivamente na Educação Física. Afora ela, e a educação cívica, os jovens recebiam apenas alguns rudimentos de aritmética, leitura, e poesia. As meninas também recebiam uma educação física intensa e, para escândalo dos demais gregos, participavam dos jogos públicos; corriam, manejavam o arco e a flecha, dirigiam um carro de guerra e lutavam como qualquer homem; tinham obrigação de manter-se belas, fortes e saudáveis a fim de que aos 20 anos fossem desposadas e pudessem gerar filhos saudáveis. Eram educadas a colocar o amor à Pátria acima do amor maternal.
4 - Já a educação em Atenas era diferente. até aos 7 anos os meninos ficavam ao inteiro cuidado materno, brincando livremente.
Aos 7 anos ingressavam na escola onde aprendiam as primeiras letras, canto, música, jogos, como comportar-se em sociedade. Vemos, então que os atenienses buscavam a formação integral do indivíduo: alma; corpo, mente. Dos 12 anos aos 15 os estudos se aprofundavam ( Desenho, Astronomia, Matemática, legislação, Literatura, etc.)e a ginástica ia se tornando cada vez mais dura.
Dos 15 anos aos 18, recebiam a ginástica mais difícil e dedicavam-se ao atletismo. Dos 18 aos 20 ingressavam na efebia, espécie de aspirantado militar. além do treinamento cívico e militar, recebiam ensinamentos sobre política, administração e oratória. as meninas eram educadas pela mãe. Sua educação era voltada para o lar: aprendiam a fiar, coser, bordar, ler, escrever, tocar cítara, dançar e praticar alguns jogos.
Por esse tipo de educação compreende-se porque o ateniense era forte, bravo, amante da sua Pátria, do seu lar, da sua liberdade, e tenha atingido altos níveis em todos os ramos das ciências e das artes, causando admiração e servindo de exemplo para todos nós.
5 - Os gregos possuíam excelentes locais para as práticas gímnicas e desportivas:
a) Estádio - local onde se realizavam as corridas de velocidade e resistência. Ficava na planície junto ou entre morros, nos quais construíam-se arquibancadas. "Estádio" é uma medida grega que corresponde mais ou menos a 19 metros.
No estádio realizavam-se as corridas, lutas, saltos e arremessos.
b) Palestra- (palé = luta) - recinto destinado às lutas. Além do local das lutas haviam vestiários, salas de ginásticas, banheiros frios e quentes, salas de reuniões e salas de massagens.
c) Hipódromo - local destinado às corridas à cavalo e de carro.
d) Ginásio - local destinado à prática da ginástica e dos jogos, englobando às vezes também a educação intelectual. Com o tempo, o ginásio passou a constituir um conjunto desportivo completo ( hoje, nós usamos a palavra "estádio" para designar o conjunto desportivo).
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 17)
6 - Assim como em nossos dias, também na velha Grécia o desporto exercceu extraordinária missão de paz.
nem sábios, nem políticos conseguiram unir os gregos; isso só o desporto o fez. Por ocasião dos jogos Pan- Helênicos, toda a Grécia se reunia e confraternizava, ressaltando o valor do povo grego e homenageando a seus deuses.
Os mais célebres jogos foram os Olímpicos, Nêmese, Pítico e Ístmicos.
Os Ístmicos eram realizados em Corinto; os Píticos em Delfos; os Nemeus em Neméia; e os Olímpicos em Olímpia, ( em Élis ). Além desses Jogos de caráter geral, cada cidade-estado tinha seus próprios "jogos municipais".
7 - Pelo seu esplendor e importância, detenhamo-nos um pouco mais nos Jogos Olímpicos.
Eram celebrados de 4 em 4 anos, em honra de Zeus, o rei dos deuses. Tiveram início em 776 A.C. e foram extintos em 394 D.C. pelo imperador romano Teodósio, tendo sido celebradas 291 olimpíadas ao longo de um período de quase 1.200 anos! Os jogos eram organizados e dirigidos pelos 10 helanoicas, homens da mais destacada envergadura moral e social de Elis. Em junho saiam os arautos por toda a Grécia pregando a Trégua sagrada e convidando para os Jogos. Cessavam então todas as guerras entre os Gregos! As cidades se reconciliavam todos tinham livre transito para Olímpia e ninguém podia ser molestado; as armas não entravam na cidade no período dos jogos. Na noite de 27 de junho realizavam-se banquetes, procissões e ritos sagrados e ao alvorecer o dia 28, com um majestoso desfile, preces e apresentação dos atletas, iniciavam-se os Jogos. Uma entusiástica multidão de 40.000 pessoas, (só homens) vibrava com os feitos dos atletas, considerados como semi-deuses.
Para participar do jogos o atleta passava por severos testes e provas: ter sido vencedor em sua cidade, submeter-se a estágio em Olímpia, ser grego de nascimento, ser do sexo masculino, não ter sido concebido na velhice dos pais, não ter cometido crimes contra o Estado ou a Religião, não chegar atrasado, jurar obedecer às regras e às autoridades.
A primeira Olimpíada constou apenas da corrida de um estádio; depois foram incluídas outras provas e a programação passou a durar uma semana: corridas de resistência, arremessos de disco e dardo, lutas, saltos em distancia, corridas à cavalo e de carro, pentatlo. O pentatlo consistia em corrida, salto, arremesso de dardo, arremesso de disco e luta. Os pentatletas iam sendo em parte eliminados, a medida que se realizavam as provas, até que na última prova, a luta, ficassem somente dois concorrentes.
Terminadas as disputas, os atletas eram coroados com uma coroa de louros diante do templo de Zeuse recebiam um ramo de Oliveira.
Seguiam-se outras solenidades religiosas, basquetes e comemorações.
Que a contemplação dessa magnífica época e o exemplo que ela nos dá nos ajude a levar nossa Pátria pelos caminhos do desenvolvimento sem perda dos padrões morais e espirituais.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 18)
8 - Com o tempo, especialmente após a invasão romana, a Olimpíada foi perdendo seu caráter espiritual e de pureza moral. Surgiram o profissionalismo disfarçado, a corrupção, as apostas; os atletas recebiam grande vantagens materiais em suas cidades; os romanos viam nos jogos apenas um divertimento. Esse afrouxamento, como é fácil de se concluir, trouxe consigo a decadência para a própria Grécia.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 19)
PONTO VI
EDUCAÇÃO FÍSICA EM ROMA
1 - Guerreiros, e de espírito prático, os romanos viam na educação física apenas o instrumento para adestrar suas aguerridas legiões. A educação física tinha, portanto, um caráter eminentemente militar. Como em Esparta e Atenas, o pai tinha plenos poderes sobre a família, podendo aceitar ou recusar o filho recém-nascido. Se aceita, a criança ficava aos cuidados da mãe até 7 anos. Dos7 anos aos 12, o menino era entregue ao "ludus Magister", ou a um preceptor particular se a família tivesse maiores posses. Nessa fase a educação limitava-se a rudimentos de ler, escrever, contar e jogar, e pequenas tarefas agrícola ou militares. Dos 12 aos 16 anos ia para a escola do " grammaticus " onde avançava mais na literatura, na gramática e estudava um pouco de ciências. Dos 16 aos 18 anos, ia para a escola de "Retorica", onde aprendia direito, filosofia, retórica e uma esmerada educação militar; Aos 18 anos tornava-se cidadão, trocando a toga pretexta pela Toga Viril em bela cerimonia pública.
2 - Os romanos de todas as idades praticavam diariamente a educação física no campo de Marte, situado às margens do Tibre. Era uma bela planície, rodeada de bosques e monumentos nacionais. Eles corriam, nadavam, saltavam, transportavam pesos, arremessavam a lança, lutavam, esgrimiam, jogavam o harpastum (espécie de antepassado do futebol), praticavam a equitação.
Nos primeiros tempos não praticavam a ginástica por considerar imoral o nú dos ginastas gregos e não ver nela uma direta preparação para a guerra; também não apreciavam a dança que julgavam um divertimento muito baixo.
3 - Os romanos apreciavam grandes espetáculos públicos onde houvesse perigo de vida e corresse sangue. Construíram notáveis anfiteatros (coliseu) e circos (Maximus). Aí realizavam as lutas de gladiadores, veação, condenação às feras, naumaquias, corridas de carros.
Os gladiadores eram em geral escravos que lutavam por dinheiro ou pela liberdade. Havia vários tipos: Mirmilões (pesadamente protegidos e levando lanças e escudo), Reciários (rede, tridente e punhal), Laceários (laço com nó corrediço), Andábatos ( à cavalo).
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 20)
Veação era o combate de feras contra homens, ou de feras contra feras. Milhares de animais africanos eram trazidos pelos imperadores e jogados nas arenas romanas.
Condenação às ferass era o castigo imposto aos primitivos cristãos que morriam despedaçados pelas feras famintas, sob o gargalhar e o deboche das multidões.
A Naumaquia consistia na luta entre barcos cheios de escravos armados. Cada barco era embandeirado com cores diferentes dos outros.
Transformava-se a arena em lago artificial e aí travava-se a naumaquia. Depois de certo tempo, os promotores da luta davam o sinal de suspensão das hostilidades. O barco que tivesse maior número de homens vivos era considerado vencedor e eles ganhavam a liberdade.
As corridas de carros eram espetáculos empolgantes. Nos frágeis carros, puxados por dois (bigas) ou quatro (quadrigas) cavalos os aurigas realizavam prodígios de equilíbrio, coragem, destreza, força e resistência. O Circo Máximo era o mais importante, com capacidade para 400.000 espectadores. O coliseu, o mais famoso anfiteatro, tinha capacidade para ...... 100.000 pessoas.
4 - Os romanos também realizavam jogos de estádio, como as competições atléticas e equestres, mas sem o entusiasmo pelos jogos de circo e anfiteatro.
Também realizavam jogos e festas em homenagem os deuses e em comemoração às datas significativas na vida da cidade. Os imperadores, na ânsia de agradar o povo para se manter no poder, aumentavam cada vez mais o numero de jogos e dias feriados, e distribuíam alimento para a população. Houve um tempo em ue o ano tinha mais dias feriados que dias úteis. Juvenal, o celebre poeta satírico, sentindo a decadência de sua Pátria, publica, no século II, as suas "Sátiras", onde critica a educação e a vida romana. Nessa obra é ue encontramos a frase tão divulgada por nós da Educação Física: Mente sã em corpo forte. Eis o verso de Juvenal: "Orandem est ut sit mens sana in corpore sano, Fortem posce animum, mortis terrore carentem" ( ora por uma mente ssã em corpo sadio, alma forte que, friamente, a morte enfrenta). E o poeta diz com amargura: "onde está aquele povo que lutava por um lugar de perigo na frente de combate e conquistava impérios? Agora se contenta com pão e circo".
Esse afrouxamento físico e moral, aliado a outras causas , foi o germe da decadência de Roma.
5 - Mas antes de concluir este ponto, permitam que eu lhes diga algo sobre uma belíssima contribuição romana à Educação Física: as Termas. As Termas eram as casas de banho dos romanos.
Eles espalharam o hábito salutar do banho por todo o seu vasto império. As Termas eram edifícios imponentes, muito ricamente decorados e construídos em mármore. As principais dependências eram: vestiários, salas de ar quente ou morno (seco ou úmido), piscinas quentes e frias, salas de refeição, de leitura, de jogos sociais e desportivos, salas de massagem.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 21)
As principais Termas foram as Agripa, de Nero, de Tito, de Caracala, de Trajano. Havia Termas com mais de 3.000 banheiros separados.
Roma chegou a ter mais de 800 Termas além de mil piscinas para banho público. Até os escravos, mediante uma modica taxa, podiam participar dos banhos.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 22)
PAGINA 22 EM BRANCO, INDO DIRÉTO PARA A 23.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 23)
PONTO VII
EDUCAÇÃO FÍSICA NA IDADE MÉDIA - (395 - 1453)
1 - Com a morte do imperador Teodósio e a divisão do Império Romano (395) começa, segundo alguns historiadores, a Idade Média.
Esse período caracteriza-se pela quebra do poder real de Roma, surgindo pequenos reinos e senhores em toda a Europa. Assim surgiu o feudalismo, regime em que um senhor mais forte reunia em torno de si senhores mais fracos e dava-lhes domínio hereditário sobre certas terras em troca de obediência e ajuda em caso de guerra ( os primeiros eram os "suzeranos" e os segundos os "vassalos")
Aqueles vassalos, por sua vez, dominavam sobre pessoas mais humildes, chamadas " servos da gleba". Os servos da gleba utilizava as terras dando uma parte do produto para o seu senhor; também combatiam a serviço do senhor.
Um castelo forte, com terras cultivadas, algumas habitações e campos de criação ao redor é a paisagem característica da Idade Média.
Isso constituía um feudo
2 - Como os jogos na velha Grécia eram uma oferenda a deuses pagãos e como em Roma eram espetáculos sanguinários nos quais os cristão foram muitas vezes sacrificados, o cristianismo, dominando o mundo, exterminou com eles e acabou com todas as suas manifestações. E ainda mais, pregando que o corpo era vil e fonte de muitos pecados, a Igreja combatia toda a atenção que se pudesse a ele dedicar, para que as atenções se voltassem exclusivamente para a parte espiritual.
Essa atitude negativa da Igreja em relação à E.F., prejudicou a evolução da E.F. por muito tempo, somente se modificando com o surgimento da Cavalaria e das Cruzadas.
3 - Nos feudos, as atividades físicas consistiam na caça, pesca, jogos infantis (as crianças daquela época tinham mais jogos e brincadeiras que as nossas), danças e jogos populares, lutas e arremessos.
Um dos jogos mais populares era a "soule" antepassado do futebol. Até os padres, após a missa dominical se misturavam com o povo e jogavam a "soule".
Consistia em atingir com a bola, jogada de qualquer maneira, um alvo defendido pela equipe contrária. Havia "soules" entre povoados vizinhos. A vitória consistia em levar a bola até à praça do povoado adversário.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 24)
4 - A nobreza participava das Justas e dos Torneios e do jogo de "paume", *Paume = jogo da "palma", antepassado do tênis, ou "pela" além das danças. A Justa consistia numa disputa " amistosa " entre dois cavaleiros que, à cavalo, protegidos por armaduras, munidos de lança e espada, investiam um contra o outro, tentando derrubar e dominar o adversário. No inicio, não havia muitas regras, e a Justa era quase igual a uma batalha real, havendo, seguidamente, mortes.
Mais tarde criaram-se as "armas de cortesia", isto é, a lança de ferro foi substituída pela de madeira com um florão na ponta.
Também surgiram regras mais amenas: bastava derrubar o adversário da sela, ou quebrar a prória lança no impacto contra o adversário para ser considerado vencedor.
As justas eram realizadas em campo aberto, ou com um muro, (liça) à altura do peito do cavalo. consta que a última justa realizou-se em 1559 para festejar o casamento de Margarida, Irmã do rei Henrique II da França.
O Rei participou da festa "justando" com o conde de Montgomery. Na primeira lança, o rei venceu facilmente, derrubando o conde; na segunda, ambos atingem o alvo e as lanças voaram em estilhaços, mas o conde de MontGomery, com o impulso da arremetida e com o pedaço de lança que sobrara atravessou a videira do rei ferindo-lhe o olho esquerdo. Dez dias depois, com grande sofrimento, falecei o rei e as Justas se apagam.
Os Torneios obedeciam aos mesmos princípios das Justas, porém eram disputados por duas equipes. A codificação dos torneios foi feita pelo cavaleiro francês Geoffroy de Preuilly, no século XI. Um senhor feudal promovia a festa, convidando tanto cavaleiros quantos pudesse, ou convidando um outro senhor feudal a sua equipe.
Formavam-se dois partidos: armavam-se as tribunas e arquibancadas; escolhiam-se os juízes; embandeiravam-se os locais da disputa, os animais, as armas e os cavaleiros; realizavam-se treinamentos; os disputantes faziam os juramentos de lealdade às regras e aos adversários; havia homenagens, danças e banquetes; e quando o entusiasmo popular estava no auge, realizava-se o torneio. As vezes o combate ia de sol a sol. Ao final, todos confraternizavam e os esfalfados combatentes, com toda a dignidade e cortesia, participavam das festas e danças que eram realizadas em sua homenagem. Os torneios evoluíram desportivamente até ao ponto de originar o "carrossel" e as "cavalhadas" onde havia apenas combates simulados e demonstração de habilidade equestre.
5 - A Cavalaria, nobreza dentro da nobreza, é o facho luminoso da educação Física na Idade Média. O cavaleiro cultivava o ideal de defender à Igreja, à Pátria, as mulheres, os fracos e os oprimidos.
A Igreja apoia a cavalaria e assim começa a modificar sua atitude em relação à Educação Física. O Jovem nobre desde pequeno vai se preparando física, moral e espiritualmente para se tornar cavaleiro. E então, em plena mocidade, em bela cerimônia cívica e espiritual, recebe as armas de cavaleiro. Até chegar a esse momento, ele passou muitos anos
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 25)
adestrando-se na luta, natação, arremesso, levantamento de pesos, boas maneiras, conhecimento de leis, exercício das práticas religiosas etc.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 26)
PAGINA 26 EM BRANCO, INDO DIRÉTO PARA A 27.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 27)
PONTO VIII
EDUCAÇÃO FÍSICA NO RENASCIMENTO - (SÉCULO XIV A XVI)
1 - Chama-se Renascimento à reação que se processou na Europa, do Século XIV ao XVI, contra a opressão e limitações impostas ao corpo e ao espírito, originando um novo impulso em todos os ramos do conhecimento humano. Surgem então muitos homens que se notabilizam pela extraordinária contribuição que trazem ao progresso e bem estar da humanidade. Vejamos os mais importantes da a Educação Física.
2 - Vitorino da Feltre (1378 - 1446) - Inspirado nos Gregos e Romanos, funda em Mântova, uma escola que oferece educação integral. " La Giocosa " como ficou sendo conhecida a escola, possuía painéis decorativos vistosos e alegres; havia jardins, parques arborizados e campos para jogos.
O currículo se dividia em 3 áreas: Trivium (Didática, Gramatica, Retorica), Quadrivium (Música, Aritmética, Geometria, astronomia), Estudos Nobres (ginastica, equitação, lançamentos, arqueirismo, esgrima, corridas, jogos de bola, combates simulados, resistência às intempéries, natação, etc.). As crianças eram estimuladas a trabalhar em grupos e havia liberdade para expandir a sua natural alegria. Ricos e pobres estudavam na "Giocosa", pagando aqueles o estudo para estes. Vitorino pouco escreveu mas as centenas de discípulos seus se encarregavam de registrar para o futuro a contribuição notável e a genialidade deste homem.
3 - Maffeo Veggio (1407 - 1458) - Considerado o mais completo pedagogo do seu tempo, publicou em Milão,1491, "Educação da Criança". Inspirado nos Gregos, afirma que a criança a partir dos 5 anos, deve ser exercitada para desenvolver a agilidade e a atividade; a ginástica não deve ser violenta, mas deve afugentar a preguiça do corpo. Também os jogos são aconselhados; não devem ser muito brandos nem muito fatigantes, mas sobretudo " nunca indignos de um homem livre" Veggio demonstra grande conhecimento das ideias da época nos campos da fisiologia e da medicina.
4 - François Rabelais (1453 - 1553) - Filósofo, médico e escritor, escreveu a extraordinária obra "Gargantua e Pantagruel", onde critica com veemência a educação da época e se bate por uma educação realista, prática. Mostra Gargantua tendo inicialmente uma educação teórica e sem finalidade, e após, com novo mestre, uma educação integral para a vida física, social, moral e intelectual.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 28)
5 - Jeronimo Mercuriale (1530 - 1606) - Renomado médico italiano. Escreveu "De Arte Gymnastica", livro onde apresenta a história dos exercícios físicos, critica as obras ante então escritas sobre o assunto e expõe teorias novas. Descreve os exercícios, sua técnica e seus efeitos.
6 - Richard Mulcaster (1530 - 1611) - Educador inglês, diretor do colégio de Saint Paul. Escreveu "posições", que dedicou à Rainha Elizabeth I. Diz que assim como é preciso cultivar os poderes da alma, também é necessário "agitar bem diligentemente o corpo para que não se torne grosseiro, torpe, enfermiço". Afirma que os exercícios devem apropriar-se a cada pessoa e que o exercício apropriado oferece grandes benefícios: defende o corpo, derrotando as enfermidades; amplia a inteligência; ajuda à natureza contra os ataques internos e externos; prolonga a vida; retarda a morte.
Classifica os exercícios segundo 3 grandes finalidades: jogos ou passatempos, para vida militar: e para a segurança da saúde e duração da vida. Depois de analisar os diversos exercícios, recomenda alguns para dentro de casa " ( falar e ler em voz alta, cantar, rir, chorar, conter a respiração, dançar, lutar , esgrumir, suportar castigos) e outros para "fora de casa" (Marchar, correr, saltar, nadar, montar a cavalo, caçar arco e flecha, jogos de bola)".
Defende o futebol, dizendo que ele não teria popularidade se não tivesse vantagens, e que bastava que se evitassem os abusos da época ( o jogo na época era uma verdadeira batalha corpo a corpo, ocasionando rupturas de espinhas, pernas, etc.) para que ele fosse saudável, sociável e digno de figurar nos planos educacionais.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 29)
PONTO IX
OS INICIADORES - ( Século XVII ao XIX)
1 - Neste ponto IX vamos considerar dois grupos de heróis da Educação Física. No 1 grupo temos aqueles homens que iniciaram algum trabalho racional ou divulgaram ideias que propiciaram o nascimentos modernas linhas doutrinárias ou métodos de educação física;
No 2 grupo temos os homens que deram início à estruturação dessa linha doutrinárias. Aqui no ponto IX vamos ver algo sobre o 1 grupo, deixando os homens do 2 grupo para serem focalizados ao estudar os as respectivas linhas doutrinárias. No 1 grupo temos Fenelon, Hoffmann, Rousseau, Pestalozzi, Espencer; no 2, Basedow, Gust-Muths, Jahn, Amoros, Deméný, Herbert, Ling.
2 - François Fenélon ( 1651- 1715) - Membro da nobreza da frança, bispo católico, escreveu "A Educação das Jovens". Combate a vida frívola das mulheres da época, aconselhando os exercícios físicos para elas, afim de aperfeiçoar o corpo e o espirito. Dá singular importância aos jogos chegando ao ponto de afirmar que as crianças poderiam aprender todas as coisas através dos jogos. A função do professor deve ser a de "tornar o ensino atraente e convencer os alunos da utilidade daquilo que estão aprendendo".
3 - Friedrich Hoffmann (1660 - 1742) - Considerado o maior ginasiarca de sua época, dedicou toda a sua longa vida ao desenvolvimento da educação física. Publicou várias obras (" Do Movimento Artificial", "As 7 Regras da Saúde", etc.). Dizia que o "movimento artificial" (ginastica) não devia contrariar os movimentos naturais. Eis as suas interessantes regras de Saúde:
1 - Fuja de todos o excesso, pois ele é contrário à natureza;
2 - Não abandone bruscamente um hábito, porque o hábito é uma segunda natureza;
3 - Esteja sempre tranquilo e de bom humor pois isso é o melhor salvaguarda da saúde e da longevidade;
4 - Procure respirar um ar puto e temperado que é o maior tonificante do corpo e do espírito;
5 - Escolha cuidadosamente os alimentos mais convenientes ao organismo, que sejam facilmente digeridos e eliminados;
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 30)
6 - Mantenha o justo equilíbrio entre alimentação e exercício;
7 - Se tem amor a sua saúde, fuja dos médicos e dos remédios.
4 - Jean Jacques Rousseau (1712 - 1778) - Célebre filósofo francês, cujas ideias liberais e cujo naturalismo pedagógico influenciaram grandes educadores do século XVIII.
Rousseau afirma que o homem, em essência, é bom e que a vida falsa da sociedade é que o corrompe. Segue a linha de pensamento de Montaigne e Locke dizendo "cultivai a inteligência de vossos alunos, mas cultivai, antes de tudo, seu físico; fazei primeiramente vosso aluno são e forte para poder vê-lo inteligente e sábio". Rousseau expõe suas ideias educacionais no "Emilio" ou " Da Educação". Podemos reunir o pensamento de Rousseau em 4 princípios educacionais:
1 - O menino deve ser educado pela e para a liberdade;
2 - A infância na criança deve ser amadurecida;
3 - A educação do sentimento deve preceder à educação da inteligência;
4 - O saber importa menos que o exercício do juízo;
5 - Jean Henri Pestalozzi (1746 - 1827) - Consegue colocar em prática, nas várias obras "Leonardo e Gertrudes", "Como Gertrudes educa seus filhos". Nas escolas de Pestalozzi, as crianças usavam roupas leves, arejadas, cômodas; a alimentação era simples e saudável; eram realizadas excursões aos campos durando vários dias. Ali, em pleno contato com a natureza, realizavam estudos práticos de astronomia; geografia, da fauna, da flora, dos solos, etc... As crianças formavam batalhões escolares e eram treinados na arte militar. Além dos jogos, corridas, saltos e lançamento, os alunos praticavam exercícios-ginásticas escolhidos ou criados por Pestalozzi.
Os exercícios consistiam em simples flexionamento e não cegaram a se constituir num sistema ou método de ginástica.
6 - Herbert Spencer (1820 - 1903) - Filósofo inglês que escreve uma obra sobre educação intelectual, moral e física. No aspecto educação física defende a superioridade "em quantidade e qualidade" dos jogos sobre os "exercícios fictícios" (ginastica). Diz que a quantidade de esforço nos jogos é muito maior e abrange quase todos os músculos e articulações do corpo ao mesmo tempo, enquanto que a ginastica sendo localizada faz com que apenas algumas sinergias trabalhem. Ressalta o grande prazer que os jogos trazem ao indivíduo e o benefício que isto produz. Apresenta a ideia da moralidade física dizendo que o homem tem o dever de cuidar de seu corpo. E chama de "pecados físicos" a todas as transgressões das leis da natureza referentes à saúde da pessoas humana.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 31)
PONTO X
LINHA DOUTRINÁRIA SUECA
1 - O método sueco foi criado por Per Henrik Ling (1776 - 1839), poeta laureado e educador, nascido em Lyunga. Ling teve infância e adolescência acidentadas tendo sofrido doenças, perdas dos pais e desligamento do colégio, dos 23 anos aos 28 anos (1799 - 1804), estabeleceu-se na Dinamarca. Lá, pratica a esgrima com mestres franceses e sente os efeitos benéficos do exercício físico sobre o organismo.
2 - Retornado à Suécia, é designado professor de esgrima na Universidade de Lund e consegue autorização para incluir a ginástica como base de todo o trabalho físico. Ling passa a conhecer a fundo as ideias e atividades físicas dos povos do mundo, desde os tempos mais antigos.
Em 1809, por influencia de Ling, o governo determina que todas as escolas tenham locais para os exercícios físicos e que seja designado um professor para essas atividades. Reunindo seus melhores alunos, Ling percorre o país dando cursos de férias e divulgando a ginastica.
Em 1812 submete ao governo um plano de reforma da educação física escolar, mas recebe resposta negativa pois a ideia de ginastica estava muito ligado à acrobacia funambulesca e ao contorcionismo: "Temos já bastante prestigiadores e malabaristas para auxiliar a formar mais ainda". Mas o grande mestre não desanima; insiste junto ao rei Carlos XIII, ganha o apoio do soberano, e assim, aos 37 anos de idade, Ling vê realizado um grande sonho: a criação a 5 de maio 1813, do instituto Real e Central de Ginástica, pedra fundamental da formação cientifica de professores de ginastica sueca para o mundo.
Os fundamentos da ginástica sueca estão contidos na obra " Gymnastikens allmana Gunder", publicada um ano após a sua morte. Ling divide a ginastica em 4 tipos: Pedagógica, Médica, Militar, Estética.
3 - Ginástica Pedagógica e Higienica é aquela que tem por fim submeter o corpo à vontade, ela é educativa e social; deve ser praticada por todas as pessoas pois conduz à saúde física, moral, social e espiritual.
Na ginástica Médica tempos enfatizada a genialidade de Ling.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 32)
Ele conhecia tudo sobre o assunto, desde os conselhos do Cong-Fu chines à obra notável de Tissot "Gimnastique Médicale et Cirurgiccale", mas os trabalho do instituto revelam a criatividade e as pesquisas próprias de Ling. Jamais Ling cria um exercício terapêutico sem antes ter testado exaustivamente os seus efeitos curativos.
Na ginástica Militar Ling classifica os exercícios próprios à atividade militar, os quais devem cooperar na formação geral dos jovens: Tiro ao alvo, equitação, esgrima, etc...
A ginástica Estética permitia a expressão de estados d'alma, sentimentos e pensamentos, ajudando o ser um ano a liberar-se de pressões e a buscar um estado de tranquilidade e harmonia entre alma, corpo e mente. Ele afirma que a ginástica estética influencia e é influenciada pelas belas artes.
4 - Após a morte de Ling muitos seguidores e inovadores continuaram sua obra de sorte que a ginástica sueca cobriu o mundo tendo uma aceitação como seu criador não poderia sonhar.
O major Ling, com o apoio da Inspetora Ellin Falk, disseminou a ginástica pedagogia nas escolas suecas.
O major J.G.Thulin é a mais importante figura, da escola sueca, depois de Ling. Ele publicou estudos sobre o movimento em geral, incorporou o ritmo e a música à educação física feminina, introduziu testes coletivos e individuais na avaliação das atividades ginásticas, organizou cursos internacionais e criou as "sessões historiadas" na educação física infantil as quais assinalam a passagem do método sueco do aspecto anatômico-fisiológico para o psicológico-social. Coube ainda a thulin, junto com Holmstrom, impulsionar a "ginástica voluntaria", feita no lar. Nos festivais suecos de ginástica, milhares de donas de asa algumas com mais de 50 anos de idade, fazem demonstrações coletivas (5.000 na lingíada de 1949).
Os dinamarqueses Johannes Lindhard e Niels Bukh também contribuiram; Lindgard reclassificou os exercícios e combateu os exercícios respiratórios; Niels Bukh, substitui a ginástica de posições pela de movimento.
Klas Thorrenson, com sua obra "Acrobacias e movimentos Rápidos e Exercícios de Agilidade" deu mais vivacidade e atração à sessão de ginástica suéca.
Elli Bjorksten desenvolveu a ginástica estética para a mulher tornando-a como elemento através do qual as moças buscassem a harmonia espiritual e corporal que possibilita encontrar um estado de felicidade.
5- O esquema da sessão de ginástica sueca compreende 3 partes: Parte Inicial, parte principal (Principal a e principal B) e parte Final.
Assim, acompanhei vocês aos umbrais pedagógicos da ginástica sueca. Cabe agora aos professores de Ginástica e aos de Didática, Pedagogia, Metodologia, ou como queiram designar o estudo, levá-los aos meandros e profundezas deste magnífico método de educação física, para que vocês adquiram os conhecimentos teóricos e práticos, necessários à aplicação correta do Método Sueco no desempenho de sua profissão e de seu ideal. Dentro das finalidades do presente estudo da história da Educação Física, daremos idêntico tratamento ao estudo da Linha Doutrinária Francesa e Linha Doutrinária Alemã.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 33)
PONTO XI
LINHA DOUTRINÁRIA FRANCESA
Embora muitos ilustres nomes possam ser alinhados na ginástica francesa, podemos resumi-los em três homens: Amoros, Démeny, e Hérbért.
1. AMOROS
Don Francisco Amoros y Ondeana (1770 - 1848), brilhante oficial do exército espanhol, é considerado o "pai da ginástica francesa". Exilando-se na França por motivos políticos, naturalizou-se francês e dedicou toda a sua longa vida à causa da Educação Física. Graças ao seu dinamismo atraiu a atenção das mais altas autoridades francesas e funda, com auxílio oficial, a Escola Normal Civil e Militar de Ginástica (1819). Em 180 publica sua obra "Manual de Educação Física, Ginástica e Moral" onde exposições sua concepção pedagogia.
Amoros admite 4 tipos de ginástica: civil e industrial, militar, médica, funambulesca. Civil e industrial é a ginástica para todos, om fins utilitários e nobres; militar é aquela destinada a melhorar a capacidade profissional dos soldados e marinheiros franceses; Médica é a curativa e corretiva; cênica é a frívola, funambulesca, e que Amoros não estudou porque diz que ela não se coaduna com os nobres fins da verdadeira ginástica.
A ginastica civil de Amoros compreende 15 "famílias" de exercícios: 1) Exercícios elementares, ritmados e acompanhados de cantos; 2) Exercícios de marcha e correr; 3) Exercícios de saltar; 4) Exercícios de equilíbrio; 5) Exercícios de transposição de obstáculos naturais; 6) Exercícios de lutas; 7) Exercícios de trepar; 8)Exercícios de nadar e mergulhar; 9) exercícios de transpor espaços vazios; 10) Exercícios de suspender e empurrar objetos incômodos; 11) Exercícios de esferistica ; 12) Exercícios de esgrima e arma branca; 1) Exercícios de tiro ao alvo; 14) Exercícios de equitação; 15) Exercícios de dança sociais e militares. Como vocês vão ver logo adiante, muitos dos exercícios de Amoros passaram a fazer parte do chamado "Método Frances".
Embora sua obra fosse apreciada pelo próprio Rei, Amoros foi prejudicado por seus desafetos que conseguiram reduzir a subvenção anual para a Escola de 60.000 francos para 20.000 e depois ainda fizeram com que as autoridades
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 34)
fechassem as portas da Escola. Amoros não desanimou e fundou, por conta própria, vários outros institutos trabalhando com ardor e idealismo até que a morte o recolhe para a glória e a eternidade aos 78 anos ( 8.8.1848).
2. DÉMÉNY
Georges Démény ( 1850 - 1917)é considerado o "chefe da Escola Francesa". Realmente ele foi um estudioso, um líder, um homem prático. Era biologista, fisiologista, pedagogo, ginasta, escritor, tendo grande capacidade de trabalho: fundou o Círculo Nacional de Ginástica; organizou o I congresso Internacional de Educação Física (Paris, 1900 linosfit); ajudou a escrever o "Manual do Exército; organizou os cursos e o laboratório fisiológico da escola de Joinville-le-Pont, de onde surgiu o "Método Frances".
Os movimentos, segundo Démény, deveriam ser contínuos, completos, arredondados, econômicos, devendo os alunos praticar inicialmente os mais fáceis até atingir aos mais difíceis.
A sessão de ginástica deveria atender às exigências seguintes: completa, útil, graduada em intensidade e dificuldade, interessante, disciplinada.
Démény combate os "hábitos elegantes" da senhoras (saltos altos, ligas, espartilhos, porta-seios, faixas, cintas) dizendo que em lugar de usar meios artificiais de sustentação das formas e de embelezamento, que só prejudicavam a saúde, deveriam as mulheres praticar a ginástica que pode proporcionar os meios naturais e benéficos de sustentação das formas e de embelezamento.
3. HEBERT
Georges Hebért ( 1857 - 1957 ) era oficial da marinha francesa. Suas constantes viagens pelo vasto império colonial francês e pelo mundo levaram-no a conhecer inúmeras tribos que viviam em pleno contato com a natureza. Hébért concluiu que esses nativos eram fortes e sadios porque viviam praticando exercícios como correr, lutar, dançar, nadar, etc. E daí começou a desenvolver as ideias que o levaram a criar o chamado "Método Natural de Hébert".
Como comandante da Escola de Fuzileiros Navais de lorient, Hérbert pode aplicar plenamente o seu método. Mais tarde ele dirigiu o Colégio de Atletas e durante a primeira grande Guerra dedicou-se à educação física infantil e feminina. A pedagogia de Hébert pode ser resumida nas palavras: endurecimento, aptidão completa, utilitarismo Suas ideias estão expostas no livro " Educação Física, Viril e Moral pelo Método Natural".
As "famílias" da ginástica de Hébert são 10: Marchar, Correr, Quadrupedar, Saltar, Nadar, Trepar, Levantar, Equilibrar, Arremessar, Lutar. A sua "lição" continha ainda exercícios elementares de ritmo, flexionamento, cânticos e desportos.
Para a avaliação do trabalho físico, Hébért criou uma série de 12 provas que são as seguintes: 1)Salto em altura
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 35)
sem impulso; 2) Salto em altura om impulso; 3) Salto em distancia sem impulso; 4) Salto em distancia com impulso; 5) Corrida de 100 metros; 6) Corrida de 500 metros; 7) Corrida de 1.500 metros; 8) Trepar na corda lisa; 9) Lançamento de peso de 7.250kgs.; 10) Levantar um peso de 40 Kgs; 11) Nadar 100 metros; 12) Mergulhar e manter-se sob a água.
4. MÉTODO FRANCES
O Método Frances originou-se na escola de Joinville-le-Pont, fundada a 15.7.1852. O primeiro Regulamento (Pedagógico) da Escola foi o que havia sido aprovado em 24.8.1846 com o título de "Instruções para o Ensino da Ginástica nos Corpos da Tropa e nos Estabelecimentos Militares" e cuja elaboração coubera a Amoros, Aupik,D'Argy, Laisné e outros. Em 1855 o comandante D'Argy publicou "Instruções para o Ensino da Ginastica" e esse documento orientou as atividades em Joinville por mais de meio século: em 1904 o Presidente da Republica nomeia uma comissão de 13 membros para unificar os métodos nas escolas, ginásios e regimentos. Essa Comissão, da qual fazia parte Démény e Racine, publicou o "Manual de Exercícios Físicos e Jogos Escolares".
Seguiram-se várias tentativas e discussões em torno de novos Regulamentos até que em 1919 surgiu o "Projeto de Regulamento Geral de Educação Física" com a colaboração de Hébert e Tissié. Esse "Projeto" foi consolidado em 1927 no "Regulamento Geral de Educação Física" com a colaboração de Hébert e Tissié. Esse "Projeto" foi consolidado em 1927 no "Regulamento Geral de Educação Física"" e ele foi introduzido no Brasil, em 1931, pela missão militar francesa, dominando soberanamente nossa educação física até fins dos anos 40.
O Método Francês reconhece 7 formas de trabalho: Flexionamento, Exercícios mímicos, exercícios educativos, exercícios de aplicação, jogos, desportos individuais, desportos coletivos.
A sessão de ginastica se divide em três partes: sessão preparatória, sessão propriamente dita, volta à calma; e as 7 "famílias" são: Marchar, Saltar, Correr, Trepar, levantar e Transportar, Atacar e Defender, Arremessar, Considerando à parte uma outra "família", a de Nadar.
O Método recomenda 4 regras de aplicação: Grupamento dos alunos, adaptação dos exercícios, atração dos exercícios, avaliação.
Após a segunda guerra mundial, surgiu na França um novo método: A Ginastica Esportiva Generalizada, cuja sessão compreende 4 partes: Aquecimento, Flexibilidade e Desenvolvimento Muscular, Agilidade e "Cran", aplicação Utilitária ou Desportiva. Esse novo sistema ginástico obteve notável aceitação no Brasil.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 36)
PAGINA 36 EM BRANCO, INDO DIRÉTO PARA A 37.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 37)
PONTO XII
LINHA DOUTRINÁRIA ALEMÃ
1. BASEDOW
Johann BernHard BaseDow (1723 - 1790), professor primário em sua terra natal (Hamburgo) é o precursor da linha doutrinaria alemã. Indo lecionar na Ritteracademia, uma escola para nobres, na Dinamarca, Admirou-se do variado currículo: a ginástica, esgrima, equitação, dança estavam lado a lado com as disciplinas tradicionais! Começa então a formular seu plano de uma educação integral, mas não encontra apoio. Está quase desistindo de suas ideias quando lê o "Emilio", de Rosseu, que o reanima e faz partir para nova campanha desta vez vitoriosa. Surge, então, o Philantropinum (1774) a primeira escola dos tempos modernos de caráter democrático.
No Philantropinum as crianças tinham 5 horas diárias de estudo, 3 horas de recreação e 2 horas de trabalhos manuais. A recreação compreendia: esgrima, equitação, música, dança, excursões, caça, pesca, treinamento militar.
Dois grandes discípulos de Basedow no Philantropinum foram os professores John Frederich Simon e Johann Jacob Du Toit. Simon classificou as atividades e exerícios de acordo com as idades, introduziu a "Ginastica grega", competições atléticas, e uma ´serie de instações e aparelhos para ginástica. Du Toit deu ênfase à natação, patinação, canto, tiro ao alvo, marcha, excursões, levantamento e transporte de sacos.
2. GUTHS MUTS
Johann Christoph Friedrick Guths Muts (1759 - 1839) é considerado o "pai da ginástica pedagógica" alemã. Foi professor durante 54 anos, tendo lecionado no Schnepfental Educational institute - uma escola fundada por Salzmann, outro brilhante discípulo de Basedow - e na Universidade de Halle. Entre suas várias obras, destacamos: "Ginastica para a Juventude", e "Livro de Ginástica par os filhos da Pátria.
Guts Muts afirmava que o homem é uma unidade Física e espiritual e que a debilidade do corpo levava à da alma; que a ginástica natural dos antigos precisava encontrar uma correspondente na arte ginastica dos povos modernos: que a ginástica de real valor para todos é a ginastica pedagógica que deve ter alto significado social e patriótico, sendo dever prioritário do Governo e dos mestres propagá-la intensamente.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 38)
Guts Muts estabeleceu um grupamento metodológico de exercícios em 8 "famílias": saltar, marchar, arremessar, lutar, trepar, equilibrar, levantar e transportar, exercícios de ordem (escola do soldado).
3. JAHN
Friedrich Ludwig Jahn (1778 - 1852) é o criador da "ginastica patriótica" alemã. Doutor em filosofia pela universidade de Iena,também dedicou-se à literatur e Teologia.
Ocorrendo a guerra da Prussia (Jahn nasceu em Lanz) com a França, ele imediatamente se alista como voluntário e participa do desastre de Iena (14.10.1806). Jahn, ardente patriota, sente tamanha amargura pela derrota, que "seus cabelos tornam-se grisalhos em uma noite" Desenvolve-se nele, então, aquele ideal que o tornaria um dos heróis da libertação e a unidade alemã. em 1810 publica o "Deutsches Volksthum" (Brado do Povo Alemão) livro que é um vibrante hino em prol da unidade alemã. Nele, a par do estudo das tradições germânicas, Jahn concita a juventude a se fortificar, e se endurecer e a despertar, pelos exercícios físicos, toda a sua potencialidade combativa.
Jahn não fica apenas no terreno das ideias, mas parte logo para o campo pratico e funda já em 1811 o primeiro "Turner", em Hasenheide, nos arredores de Berlim. O turner é o embrião das sociedades de ginástica. No turner, mestre e discípulo aplicam-se em ardor à pesada ginastica de Jahn, empolgados pela vivacidade, inteligência e a dedicação de seu criador. Os exercícios de força, coragem, resistência às intempéries predominavam no sistema de Jahn e sua filosofia altamente nacionalista preparou excelentemente seus pupilos para a desforra ante Napoleão. Quando chegou a hora da luta, os ginastas estavam com Jahn na primeira linha de combate e no vitorioso desfile pelas ruas de Paris.
Em 1816 ele publica o livro "Die Deutsche Turnkunst" ( Da Ginástica Alemã), onde expõe sua metodologia, os exercícios, jogos, aparelhos, ginásio etc. O nacionalismo de Jahn chegou a ponto de procurar varrer da língua alemã todas as palavras que não tivessem origem no antigo germânico. Assim ele substitui "Gimnastik" por "Turnkunst". Jahs adota várias insígnias e frases incentivadores nos turners. O losango de Jahs é um dos símbolos mais tradicionais:
-> Vitoria dos Germânicos sobre os latinos no ano 9
-> Introdução da Cavalaria na Alemanha
-> "Ginastica", no antigo Germânico
-> Morte do último cavaleiro, o Imperador Maximiliano
-> Ressurgimento da Turnkunst, a nova cavalaria que construiria uma Alemanha livre e indivisível.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 39)
Outro emblema muito apreciado dos turners: A Cruz dos 4 efes, que sintetiza um grande ideal na formação da juventude alemã.
Frisch - Saudável
Frei - Livre
Froelich - Feliz
Fromm - Honrado, bondoso
Após a vitória, Jah é condecorado pelo governo, passa a desenvolver uma grande atividade política ao lado da expansão dos turners. A política prejudica a obra educacional de Jahn e seus adversários impedem a aprovação de seu plano para introdução de ginástica nas escolas. A seguir os ginásios são fechados e, à reação vigorosa de Jahn e de seus discípulos, todas as sociedades de ginásticas são colocadas sob intervenção estatal. A situação se complica mais quando o ginasta Sand assassina, em 1819, um agente russo partidário da política de Metternich. A ginástica é considerada como um vírus subversivo que deve ser banido da Alemanha. Jahn, acusado de alta traição, e aprisionado e condenado a dois anos de prisão em fortaleza. Em 1825, suas penas amenizam: recebe sua pensão, é liberto mas sob vigilância policial, e não pode viver em Berlim, em vila universitária ou em residência de liceu. Com. o advento de Frederico Guilherme IV ele é amplamente reabilitado, chegando a ser condecorado coma Cruz de Ferro. Venerado como verdadeiro herói da Alemanha, Jahn falece em Freiburg, em 1852, aos 74 anos.
A Ginástica Olímpica, hoje tão apreciada e difundida, teve origem e é apenas um dos aspectos do sistema educacional de Jahn.
4. SPIESS
Adolph Spiess (1810- 1858), deu grande contribuição à ginastica escolar alemã. O método de Jahn, muito "duro", não era apropriado a todo o tipo de pesoa. Spiess ressaltou o valor da recreação e deu uma fisionomia mais alegre e dinâmica as escolas da época introduzindo jogos recreativos e aparelhos de recreação. Procurou grupar os alunos de acordo com sua capacidade física e classificar os exercícios de acordo com essas capacidades. Também incentivou os exercícios "livres" e diminuiu a carga de pesados aparelhos de ginástica de Jahn. O Sistema de Spiess considerava 4 grupos de exercícios: livres, de apoio, de suspensão, ginástica coletiva (ordem).
5. MÉTODO NATURAL AUSTRÍACO
Dentro da linha alemã, colocamos o método natural austriaco que representa a paixão que os alemães tem pela vida ee exercícios ao ar livre. Seus princípios foram elaborado e desenvolvidos lá por 1920 e sua introdução no Brasil deve-se ao prof. Gerhard Schmidt que esteve conosco várias vezes nos cursos e Estágios Internacionais dos anos 50 e 60. A sessao divide-se em 4 partes: Introdução (jogos ativos), Formação Corporal e Educação do Movimento, Performance e Destreza.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 40)
Conclusão (jogos calmantes) Em geral os alunos trabalham dois a dois ou em pequenos grupos; a aula deve ser alegre e disciplinada.
Como vimos, não existe um esquema padrão na ginástica alemã. Há vários tipos de atividades; há várias "sub-linhas doutrinárias", mas nada disso significa ofuscamento à extraordinaria contribuição e ao notável exemplo de amor à educação física que esse povo nos dá.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 41)
PONTO XIII
A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ESTADOS UNIDOS
1. Período Colonial e até 1790:
Nessa época, a prática da educação física apresenta alguns contrastes segundo a origem dos colonizadores: os puritanos, que povoaram a Nova Inglaterra, pelo rigorismo religioso, eram contrários à educação física; já os holandeses ( que colonizaram Nova York) gostavam de jogos, festas, danças, e desportos.
2. Educação Física Escolar:
Nos primeiros tempos, a vida escolar se resumia na leitura, escrita e aritmética; mais tarde os mestres passaram a tolerar que as crianças tivesses o seu "recreio" e pudessem brincar no pátio da escola; em um terceiro estágio, a escola compreendeu o valor educativo dos jogos e da ginastica e atualmente a educação física é uma das molas mestras da educação americana.
3. Benjamin Franklin:
Esse grande patriota, educador, político, escritor, cientista e diplomata, escreve, em 1773, um livro que da novos rumos à educação americana: "Propósitos Relacionados com a Educação da Juventude em Pennsylvânia". Nele, Franklin afirma que a escola deve proporcionar às crianças a prática de jogos e exercícios físicos e ter instalações apropriadas para organização de jardins, hortas, campos e gramados, onde os alunos possam brincar, correr, saltar, lutar, nadar e praticar a horticultura.
As chamadas Academias surgiram nessa época imbuídas dessa mentalidade da importância do exercícios físicos na educação integral. Em 1823 foi fundada a " Round Hill School", em Massachussetts, famosa academia que, além do preparo intelectual, dava ênfase ao treinamento industrial e aos jogos e programas de saúde. Nela veio lecionar, em 1824 fugindo à perseguição movida aos ginastas de Jahn na Alemanha, o Dr. Charles Beck. Beck lecionava ginástica 3 vezes por semana para cada turma. Ele equipou um terreno espaçoso com os aparelhos da ginastica de Jahn e em 1828 traduziu para o inglês o livro " Die Deutsche turnkunst". Enquanto isso, outro refugiado
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 42)
alemão, o prof. Charles Follem, ministrava aulas de alemão na Universidade de Harvard e conseguiu, em 1826, estabelecer o primeiro ginásio da América. A seguir Boston também constoi o seu ginásio e grandes esforços são feitos para trazer o próprio Jahn. Não sendo isso possível, a direção do mesmo é entregue a outro refugiado alemão Franci Lieber.
Mas a curiosidade pela ginástica começa a decair, e os ginastas são motivos de caricatura e humorismo, no período que vai de 1830 a 1860. Após 1860, os rumores da guerra civil, o desenvolvimento da ACM, a obrigatoriedade da educação física escolar, o surgimento de "Play-Grounds" e de clubes desportivos, recolocaram os Estados Unidos no caminho da expansão da educação física.
4. Dr. Dio Lewis:
Professor e doutor em medicina, o Dr. Dio Lewis voltou sua atenção para o "homem gordo, fraco ou enfermiço, aos jovens e mulheres - pois esses é que mais precisam da educação física - e não tanto os atletas e bem dotados". Atacou a ideia de que uma grande força era a essência do bem-estar; lutou contra o tipo de treinamento militar " que só desenvolvia a parte superior do corpo e conduzia à rigidez e à posições forçadas; combateu a especialização desportiva dizendo que ela desenvolvia somente algumas partes do corpo; era contrário ao "jogo livre" aconselhando que o jogo das crianças deveria ser orientado por mestres capazes para ser realmente educativo; pregava que o exercício ginástico deveria desenvolver a flexibilidade, graça, agilidade, melhorar a saúde em geral. Os exercícios deveriam ser acompanhados de música ou, ao menos, de ritmo. Achava que moços e moças poderiam praticar na mesma aula de ginástica, acrescentando assim mais um fator educativo à aula: a sociabilidade. Para dar corpo a todas essas magnificas ideias, o Dr. Lewis fundou em Boston, 1861 o Instituto Normal de Educação física que em 1868 já havia graduado a mais de 250 professores.
O sistema do Dr. Dio Lewis é incluído dentro da linha calistênica. Nessa linha merecem menção, entre outros, os trabalhos da professora Catharine Beecher, educadora e líder feminista americana que fundou em Connectticut, 1828, o Hartford female seminary e escreveu "Psicolodia e Calistenia". Também o ator francês françois Delsarte exerceu influencia nas escolas elegantes de New York, descobrindo que os gestos teriam maior poder de comunicação à plateia se fossem treinados através de vários exercícios. até associações do "sistema Delsarte" foram fundadas nos Estados Unidos.
5. Os Desportos:
O valor dado aos desportos nas escolas americanas, desde o tempo das academias, é responsavel pelo fabuloso potencialdesportivo desse país.
O Base-Ball era jogado pelos soldados do Norte desde os tempos da guerra civil; O Tenis chegou à America em 1874; o Golf (1888) é preticado em mais de 2.000 campos; o Bolão vem desde os tempos coloniais e foi regulamentado em 1860; a natação é outra grande força desportiva dos americanos, existindo
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 43)
milhares de piscinas públicas e particulares em todo o país; O Basket-Ball, inventado por James Naismith, em 1891, na ACM; o Volley-ball, criado em 1895 por William Morgan, também se originou em uma ACM; o Atletismo, fonte das mais espetaculares vitórias americanas nos Jogos Olímpicos, recebe cuidadoso tratamento nas principais universidades.
6. As ACM:
O reverendo George Williams reuniu em Londres, 1841, par orações a leitura bíblicas, os jovens de sua par´toquia. Em 1844 o grupo se organizou em clube religioso: a Young Men Christian Association (YMCA = ACM = Associação Cristã de moços). Em 1851, a primeira ACM americana surgia em Boston. Em 1856, é aceita na convenção anual das ACMs americanas a introdução da ginastica e banhos ao lado dos cuidados espirituais e morais. Daí para a frente a ACM passa a dar enorme contribuição à educação integral da juventude em todo o mundo, propagando a recreação, os desportos, o sadio espírito cristão de moralidade, solidariedade e cultura por todos os continentes.
7. Amplitude da Educação Física nos Estados Unidos:
A amplitude do campo de ação da Educação Física nos Estados Unidos é algo que nos chama a atenção e nos serve de modelo. Nós, comumente, confundimos educação física com ginastica. Ela é muito mais do que a ginástica, os jogos e os desportos. Ela compreende o campo dos exercícios físicos, é claro, mas vai muito mais além: compreende os cuidados higienicos, os programas de saúde e bem-estar, os programas de recreação etc...
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 44)
PAGINA 44 EM BRANCO, INDO DIRÉTO PARA A 45.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 45)
PONTO XIV
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA AMÉRICA LATINA
1. Influencia sueca:
A ginástica de Ling foi a mais difundida em toda a América Latina. O Chile é o principal polo da ginástica sueca. Joaquim Cabezas, Humberto Diaz Vera, Luiz Bisquert Susarte e outros pioneiros do Instituto de Educacion Fisica y Tecnica abeberaram-se dos conhecimentos do instituto Real e Central de Estocolmo... O Chile tem enviado professores à Suécia e tem dedido professores para colaborar em vários países da América Latina.
Na Bolívia, os profs. Carlos Pozzo Trigo e Antonio Moreno Palacios foram iniciadores do sistema sueco através do Instituto Nacional de Educacion física.
Na Argentina, os professores Enrique Romero Brest, Henrique Romero Brest Filho e Gilda Romero Brest iniciaram e continuam dando grande contribuição à ginástica sueca. Uruguay, México, Peru, Venezuela e mesmo as Antilhas são outros fortes centros do sistema Sueco.
2. Influência Francesa:
No Brasil, por falta de maior conhecimento dos professores, a ginastica sueca não progradiu. Em 1931, a missão militar francesa nos trouxe o recém criado "Método Frances" que foi oficialmente adotado no país e dominou integralmente até 1946. Por sua vez, missões militares brasileiras, colaborando com o Paraguai, introduziram nesse país o Método Frances. Além disso, Vários oficiais paraguaios vieram estudar na Escola de Educação Física do Exército, adestrando-se nesse método.
Outra influencia francesa é a do Método Natural de Hérbèrt que, por obra do Prof. Delio Gonzales, foi introduzido em cuba.
3. Outras influencias:
Várias outras influencias tiveram e tem influencia na educação física dos povos latino-americanos: o sistema dinamarquês, graças a uma excursão de seu criador, prof. Niels Bukh, que aqui esteve com equipe de ginastas de elite em 1938; o culturismo, hoje em fase de ascenção devido à sua aceitação como meio de treinamento físico dos atletas; a calistenia, nas ACM e colégios femininos; a ginástica olímpica, nos clubes
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 46)
desportiva especialmente nas zonas de colonização alemã; a esportiva especializada que se expande extraordinariamente.
4. Os Desportos:
Na América Central e México, as touradas arrastam imensas massas de torcedores; seguem, em importância, o futebol, base-ball e basket-ball. Na América do Sul, o Foot-Ball (Futebol), Basket, Vôlei e Natação são os desportos mais populares.
Temos grandes clubes e competições desportivas na américa Latina. Entre os clubes podemos citar a SOGIPA, o G.N.Uniao, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, S.C. Internacional, Pinheiros, São Paulo F.C., Santos F.C., Corintians, Fluminense, Flamengo, Penãrol, River Plate, Millionários, Deportivo de Cali, Saprise, Etc.
Nessas grandes competições: são os Jogos Pan-Americanos, os Jogos Bolivarianos, os jogos Centro-Americanos ou do Caribe, os campeonatos Sul-Americanos ( Futebol, Volei, Basquete, Atletismo, Esgrima, Punhobol, Xadrez, etc). e algumas "Copas" e "Taças" especiais: Taça Libertadores da América, Copa Rio Branco, Copa Roca, Taça do Atlantico, Copa Osvaldo Cruz, etc.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 47)
PONTO XV
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
Para fins didáticos, vamos dividir a história da educação física no brasil em 4 períodos: Colonial, Imperial, Republicano até o final de 2a. Grande guerra e contemporâneo.
1. Brasil-Colônia (1500 - 1822)
Pouco há a dizer. Os colonizadores não se importavam com a educação e muito menos com a educação física. A minifestação que encontramos é nos indígenas que praticavam a educação física pela vida natural que levavam. todos os cientistas sábios e exploradores são unanimes em afirmar que nosso índio era robusto, ágil, sadio, praticando uma série de exercícios físicos: canoagem, lançamento, mergulho, natação, danças, corridas, lutas, jogos.
Os jesuítas foram muito espertos nas escolas em que catequizavam os curumins: ministravam as aulas teóricas pela manhã e permitiam que os indiozinhos dessem atendimento a seu espírito irrequieto através dos folguedos durante toda a tarde.
2. Brasil - Império:
Logo após a independência, o padre Belchior Pinheiro de Oliveira propõe um premio para o brasileiro que elaborasse um tratado completo de educação. O assunto foi tão discutido que o projeto acabou não voltando ao plenário.
Em 1828, tivemos o primeiro livro brasileiro de educação física - "Tratado de Educação Física-Moral dos Meninos" - sendo Joaquim Jeronimo Serpa o seu autor. Serpa entendia que a educação englobava a saúde do corpo e a cultura do espírito; dividia os meninos em duas fases: do nascimento aos 7 anos, e desde aos 14; considerava duas categorias de exercícios: os que excitam o corpo e os que excitam a memória; e concluía chamando a atenção dos educadores para o engano tão comum de colocar a educação moral em oposição à educação Física. Mais alguns livros e várias teses de formando das faculdades de Medicina são as poucas manifestações em favor da educação física nacional durante muitos anos até que em 1867 surge uma obra realmente notável: "Estatutos Higiênicos obre Educação Física, Intelectual e Moral do Soldado", do Dr. Eduardo Pereira de Abreu. Nela o Dr. Abreu trata da importância da
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 48)
Educação Física para o soldado e conclama as autoridades brasileiras a darem mais valor ao preparo físico de nossos soldados; apresenta um estudo da educação física através dos tempos; aborda aspectos fisiológicos do exercício; mostra a relação do exercício sobre o moral da tropa; etc.
Fato importante é o surgimento dos primeiros clubes desportivos do Brasil: Grupo dos Mareantes, 1851; SOGIPA, 1867; Clube Ginastico Portugues, 1868; Clube Guanabarense, 1874; Clube de Regatas Cajuense e Clube de Regatas Internacional, 1885.
Um fato notável no Brasil-Império é o Parecer de Rui Barbosa sobre o Projeto 224 - "Reforma do Ensino Primário" emitido na sessão da Câmara de Deputados a 12 de setembro de 1882. O relator começa fazendo um amplo histórico da educação física; depois, com farta documentação, mostra a situação da educação física nos países mais adiantados do mundo; defendendo a educação física como elemento indispensável á formação integral da juventude inclusive no aspecto moral e espiritual. A certa altura afirma: "Há, não se nega, inteligências superiores aliadas a corpos débeis, a organismo franzinos, anêmicos e nevropáticos. Quanto não custa, porém, a esses desventurados a aplicação laboriosa da inteligência às altas produções cerebrais?" Prossegue dizendo que esses elementos fisicamente débeis, passado o esforço cerebral, pagam o seu esforço com longos períodos de desfalecimento e muitas vezes chegam a ver cortadas as possibilidades de concluir sua obra intelectual.
Eis o resumo do Projeto:
1) Instituição de uma secção especial de ginástica em cada escola normal:
2) Extensão obrigatória da ginástica a ambos os sexos;
3) Inserção da ginástica nos programas escolares como matéria de estudo, em horas distintas das do recreio e depois das aulas;
4) Equiparação, em categoria e autoridade, dos professores de ginástica aos de todas as outras disciplinas.
3. Brasil República até 1946:
Dividimos ese período em duas fases: a primeira vai até à revolução de 30; e a segunda até o final da 2a. Grande Guerra.
Primeira Fase: Vamos encontrar o Ginásio Nacional (Ex-Colégio D.Pedro II) preconizando a prática dos exercícios de tiro ao alvo, ginástica livre, saltos, uma excursão todas as semanas, peteca, futebol, cricket, tênis, croché, corridas, e outros que " a juízo do diretor concorram para desenvolver a força e a destreza dos alunos sem por em risco a sua saúde". Ainda em 1891 funda-se a ACM do Rio de Janeiro vindo oferecer uma excelente contribuição à ginástica e aos desportos.
Na câmara, o deputado Jorge de Morais, em 1905, apresenta um projeto para criação de duas escolas de educação física - uma civil e uma militar - e de centros para a juventude universitária praticar esportes. Apesar de aprovado, esse magnífico projeto não foi executado.
Em 1909 é criada a Escola de Educação Física da Força Policial do Estado de São Paulo; em 1922 cria-se o Centro
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 49)
Militar de Educação Física, embrião da Escola de Educação Física do Exército; em 1926 a Liga de Esportes da Marinha inicia o seu primeiro curso de formação de monitores de Educação Física (curso de dois anos).
Segunda Fase: Após a Revolução de 1930, é criado o Ministério da Educação e Saúde; em 31 a Reforma Francisco Campos torna a educação Física obrigatória no ensino secundário e surgem os primeiro departamentos de educação física ( Espirito Santo e São Paulo); em 1933 surge a Escola de Educação Física do Exercito e no ano seguinte as ESEFs de Espirito Santo e de São Paulo; em 35 realiza-se a I Olimpíada Universitária Brasileira, mais tarde considerada como os I Jogos Universitários Brasileiros e nesse mesmo ano efetua-se o VII Congresso Nacional de Educação, todo ele dedicado à educação física e que foi responsável por muitas vitórias que ocorreram nos anos seguintes em nosso campo profissional; Em 1937 é criada a divisão de Educação Física do Ministério da Educação; Getúlio Vargas cria o Estado Novo e a Constituição outorgada é a primeira a inserir a educação física em seu contexto; em 1939 surge a Escola Nacional de Educação Física e Desportos e a ESEF do Paraná; realizam-se as primeiras colônias de férias federais ( antes o Rio Grande do Sul já organizara essas atividades, bem como o Serviço de Recreação Pública), e é criada a Confederação Brasileira de Desportos Universitários; Em 6 de maio de 1940 criasse a Escola Superior de Educação Física do Estado do Rio Grande do Sul; em 1941, através do IPA (Instituto Porto Alegre), o Rio Grande do Sul vence o Concurso Nacional de Organização e Instalações para a Educação Física; e nesse ano é criado o Conselho Nacional de Desportos; em 1943 realiza-se o I Congresso Panamericano de Educação Física onde são apresentados 78 trabalhos, dos quais 44 por intermédio da delegação brasileira.
4. Período Contemporâneo:
Como vimos, a segunda fase do Brasil-República foi realmente o marco do despertamento da educação Física no Brasil. Após a segunda grande guerra e a queda do Presidente Vargas, como uma reação natural contra a opressão da guerra e o regime forte a que Vargas submetera o Brasil, houve um afrouxamento cívico e no campo da educação física pois desses campos de atividades muito se servira a ditadura para se promover. Então, o povo voltou as costas para desfiles, paradas, demonstrações de ginástica, respeito aos símbolos nacionais, disciplina escolar etc.
Passado, no entanto, alguns anos " de desafogo das liberdades", o bom senso voltou a imperar e a educação física, desligada da imagem política de ditadura e opressão, ocupou seu lugar de destaque na educação nacional.
As escolas de nível primário e médio tiveram um aumento verdadeiramente explosivo e a educação física escolar passou a contar com milhares de praticantes.
No campo desportivo, vários clubes tornaram-se verdadeiras potencias conquistando, a par do aumento de seus parques desportivos e quadros sociais, inúmeros títulos de âmbito internacional.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖ (Pagina 50)
Na ginástica pedagógica, deixamos de estar presos unicamente ao Método Frances e entramos em contato com todas as correntes modernas de educação física e todas elas passaram a ser utilizadas no Brasil
O número de Escolas de Educação Física é o mais recente fenômeno expansionista da educação física, e a sua expressão é tal que no último congresso Panamericano de Educação Física (VII) realizado em 1971 em Buenos Aires verificou-se que o Brasil, com cerca de 80 escolas de educação física, tem mais escolas que os demais países da América Latina juntos.
Esse fato, se por um lado é apreciável, por outro já traz preocupações, pois estão surgindo escolas muito precárias, especialmente em peuenas cidades do interior paulista.
Acompanhando o desenvolvimento geral da educação física e dos desportos, novos diplomas legais vem reforçando a posição conquistada. A nova lei de Diretrizes e Bases, o Decreto Federal n 69450, de 1 de novembro de 1971, a lei...6251 (8/10/75) e o Decreto 80228 (25/9/1977) abrem extraordinarias possibilidades para a educação física nacional e atendem a um velho sonho dos especializados em educação física e desportos.
Há ainda um longo caminho a percorrer. 1- Em todas as Olimpiadas, nossa participaçao foi inexpressiva. Oxalá, 2- Nos futuros jogos Olímpicos dos tempos modernos, mercê da dedicação altrista de alunos, proefssores, atletas, dirigentes desportivos e autoridades nacionais, possa o Brasil alcançar um nivel melhor no concerto das nações.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
FIM
LIVRO: História Da Educação Física
Livro em Português (Brasil)
Coleção: Coleção Esef-ipa
Editora: IPA
Ano: 1985
PREÇO MÉDIO USADO: 12,90
Encadernação: Brochura
Páginas:52
Medidas:16x22
Peso:89,00 g
Assuntos: esporte: educação física. no mundo. na grécia. na idade média. a educação física no brasil. Vida em Sociedade. Pedagogia.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Siga o LinoCarioca: Canal no Youtube | Facebook | Twitch | Instagram
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Cupom #AliExpress: http://bit.ly/CupomALI-Lino-Cod-INHB9U0F
Cupom #99Taxi: http://bit.ly/Premio99taxi
Cupom #Meliuz: http://bit.ly/BrasilMeliuz
Cupom #Uber: http://bit.ly/ubervoucherbrasil
Cupom #IFoods: http://bit.ly/CupomIfoods
Cupom #PicPay: http://bit.ly/PicPay-Picpay
Cupom #Emagreça: http://bit.ly/DesafioFicarMagro
Cupom #PagBank: https://bit.ly/Pagbank20Bonus
Cupom #Wish: http://bit.ly/Cod-cbwrcsrj
Cupom #Smile: http://bit.ly/CupomSmile
Cupom #Ame: http://bit.ly/Codigo-Ame-rTTk
MaquinasUol: http://bit.ly/MaquinasDaUol

