Educação Física na Educação Infantil - Perguntas dos testes de jogos na infância
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Professor Simone - Realizado em 2012/1
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Por: Lino Carvalho - Face:Lino.Ufrj - Insta: @Linosfit - @UoLinosFit - CariocaLino
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Alguns conteúdos como slides e apresentações podem ter sido extraviado, muitos por terem sido utilizado em pen drives ou por e-mail, não ficando na impresso!
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Pessoal estou descartando todos meus impressos da faculdade de Educação Fìsica (UFRJ / EEFD), para não perder todo esse conteúdo que há muito tempo me serve como base, estou transcrevendo aqui no meu blog e espero lhe ajudar de alguma maneira
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Para facilitar na localização da questão, basta usar a aba pesquisar acima do anuncio. Assim cole uma palavra da sua pergunta lá e a busca será feita em todo o site.
Por: @LinosFit - @TeamLineco
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Unidade 2 questionario 2
• Pergunta 1
A brincadeira de faz de conta pode ser observada. Ao vermos uma criança brincando, nos sentimos atraídos pelas representações que ela desenvolve. Assinale a alternativa correta em relação à brincadeira de faz de conta:
(X) a. As cenas se desenrolam de maneira a não deixar dúvidas do significado que os objetos assumem dentro de um contexto.
( ) b. Esse assunto começou a ser pesquisado, mas ainda não está bem desenvolvido por pesquisadores e educadores.
( ) c. Na verdade, é o adulto que diz quando a criança brinca e com o que pode brincar.
( ) d. Não é possível observar crianças brincando.
( ) e. Não é possível separar o mundo adulto do mundo infantil.
Comentário do #ViladapenhaLino: O jogo de faz de conta implica a representação de um objeto que está ausente, uma comparação entre o objeto imaginado e o objeto real.
• Pergunta 2
A importância do jogo, de acordo com Piaget, está na sua explicação para o desenvolvimento cognitivo da criança. O autor entende que:
( ) a. Há vários tipos de jogos que facilitam o desenvolvimento.
(X) b. Há uma sequência para o desenvolvimento cognitivo: jogo motor, simbólico e de regras.
( ) c. A complexidade do desenvolvimento não está no jogo.
( ) d. A criança espera pelo jogo.
( ) e. O adulto aplica os diferentes jogos de acordo com a idade da criança.
Comentário #LinoCarioca: Piaget discute a evolução cognitiva da criança e, nas suas observações, descreve a evolução do jogo infantil.
• Pergunta 3
Brougère afirma que só podemos compreender o que o brinquedo faz à criança ao olhar o que a criança faz com seu brinquedo. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta:
(X) a. A criança não recebe passivamente o brinquedo e sim o interpreta, o utiliza, até desenvolver com ele uma atitude criativa, dando-lhe significado e sentido.
( ) b. O brinquedo tem seu significado transferido, conforme o que os pais, fabricantes e professores determinam.
( ) c. A criança brinca e explora todas as possibilidades de brincadeiras propostas pelo objeto e depois deixa o brinquedo de lado.
( ) d. A criança explora o brinquedo, desmonta-o e pede outro novo.
( ) e. A criança somente brinca com um brinquedo se ela o pediu de presente.
Comentário #LINOSFIT: Brougère não concorda que a criança recebe passivamente o brinquedo e brinca de acordo com as características pedagógicas e educativas que o brinquedo suscita. A criança brinca de acordo com as suas representações e com o seu desenvolvimento.
• Pergunta 4
Gilles Brougère afirma ser uma grande confusão utilizar o adjetivo “educativo” aos brinquedos e que esse termo precisa ser explicado. O autor reconhece a importância do investimento educativo dos pais e da sociedade na infância. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta:
Respostas:
(X) a.O autor chama a atenção para as grandes transformações nesse período de vida, e que ao centrar-se somente no brinquedo educativo, corre-se o risco de ocultar outros aspectos do desenvolvimento infantil desse período.
( ) b. As transformações chamadas de aprendizagem ou desenvolvimento não estão claras para os pais.
( ) c.O autor critica a afirmação de que o jogo é educativo, dizendo que essa afirmação, fundamentada nas ciências da educação, oscila entre a banalidade e a generalização.
( ) d. O autor afirma que a elaboração de uma visão educativa do jogo não teve efeito na transformação da própria brincadeira.
( ) e. Pode-se afirmar que somente os brinquedos produzidos tecnologicamente e industrialmente são pedagógicos e educativos.
Comentário de #TeamLineco: Ao descobrir a importância do lúdico na infância, a sociedade transformou o brinquedo em objeto social, com função educativa e pedagógica, esquecendo-se de outras funções e aspectos do brinquedo, do jogo e das brincadeiras infantis.
• Pergunta 5
Gilles Brougère defende que a criança faz o brinquedo, e não que o brinquedo faz a criança. O que isso significa?
(X) a.Podemos afirmar que as crianças são produtos da sociedade na qual elas vivem, mas com o que brincar, quando, onde e com quem são decisões da criança.
( ) b. O ser humano é produto de uma cultura particular e de um longo processo de aprendizagem.
( ) c. As formas dos brinquedos são condicionantes, como o foram os jogos tradicionais nos outros tempos.
( ) d. A criança não é uma tabula rasa na qual se viriam inscrever as normas produzidas pela sociedade.
( ) e. Não podemos imaginar indivíduos fora de um contexto social.
Comentário de #CariocaLino: Brougère defende que somos seres sociais e contextualizados, mas as crianças decidem a situação da brincadeira e os objetos que serão utilizados como brinquedo. Muitas vezes, utilizam objetos e dão significados a eles, de acordo com o seu desenvolvimento.
• Pergunta 6
O jogo de faz de conta recebe outras denominações, como:
( ) a. Jogo de papéis e jogo simbólico.
( ) b. Jogo imaginativo e jogo sociodramático.
(X) c. Jogo imaginativo, jogo simbólico, jogo de papéis e jogo sociodramático.
( ) d. Jogo sociodramático e jogo de papéis.
( ) e. Jogo sociodramático e jogo de representação.
Comentário de #LinosFit: Encontramos na literatura educacional todas essas denominações para o faz de conta infantil: jogo imaginativo, jogo simbólico, jogo de papéis e jogo sociodramático. A reflexão a respeito do conceito do jogo de faz de conta é importante para o profissional da educação infantil.
• Pergunta 7
Piaget afirma que, quando a criança brinca, assimila o mundo à sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois sua interação com o objeto não depende da natureza do objeto, mas da função que a criança lhe atribui. Assinale a alternativa correta em relação a esse tema:
( ) a. O brincar infantil tem compromisso com a realidade, e o papel da escola é fazer com que a criança se adapte à realidade social.
(X) b.Para Piaget, a criança é um ser ativo em seu próprio desenvolvimento, construindo e adaptando-se ao ambiente, modificando seus esquemas básicos.
( ) c. O objeto-brinquedo assume características próprias de acordo com a idade.
( ) d. O importante é o jogo simbólico, pois é a brincadeira de papéis que leva ao desenvolvimento dos esquemas cognitivos.
( ) e. O jogo simbólico é solitário, pois somente a criança é ativa em seu desenvolvimento.
Comentário de #LinoCarioca: O brincar, para Piaget, propicia a atividade infantil da curiosidade, do brincar, de explorar os objetos, a natureza e as relações que são estabelecidas, assim como a interação social.
• Pergunta 8
Qual a concepção do brincar presente no RCNEI?
( ) a. É um jogo que acontece em qualquer lugar e não apresenta regras.
(X) b. É uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento e a educação das crianças pequenas.
( ) c. É a brincadeira que acontece no jogo.
( ) d. O brinquedo e a brincadeira são atividades infantis.
( ) e. O jogo, a brincadeira e o brinquedo não de relacionam.
Comentário do #LinosFit: O RCNEI apresenta o brincar como conteúdo importante para a aprendizagem do novo professor e sua interação com a criança pequena.
• Pergunta 9
Segundo Brougère, a criança não recebe passivamente o brinquedo. Isso acontece porque ela:
( ) a.É levada a pegá-lo. Assim que a criança segura o brinquedo, ela brinca, o que não ocorre com outros objetos que, aparentemente, ela recebe de maneira mais agressiva.
( ) b.Leva o brinquedo para casa. Assim que a criança utiliza o brinquedo, ela o leva para a sua casa, sendo que a especificidade do brinquedo é ser usado com regras e rigor.
( ) c.É levada a interpretá-lo. Assim que a criança utiliza o brinquedo, ela o interpreta, sendo que a especificidade do brinquedo é solicitar uma atitude ativa da criança, ao contrário do que ocorre com outras atividades que, aparentemente, exercemos de maneira mais passiva.
( ) d.Não tem noção do que quer brincar. A criança utiliza o brinquedo de qualquer maneira, sendo que a especificidade do brinquedo é solicitar uma atitude passiva da criança, ao contrário do que ocorre com outras atividades que, aparentemente, exercemos de maneira mais agressiva.
(X) e. Escolhe o brinquedo, quando brincar, onde brincar, com quem, a que horas iniciar a brincadeira e quando parar.
Feedback da resposta: Alternativa correta: E. Comentário: Brougère afirma que não é o brinquedo que faz a criança, e sim que a criança, ao brincar, é que faz o brinquedo. Ela escolhe com o que brincar, quando, onde com quem e quando parar de brincar.
• Pergunta 10
É por meio do jogo, do brinquedo e da brincadeira que a criança cresce e se desenvolve, conhece o mundo e constrói seu conhecimento. Com base nessa afirmação, é correto afirmar que:
(X) a. O faz de conta permite que a criança compreenda nossa linguagem, nossa forma de viver, nossos valores.
( ) b. A criança se desenvolve sem interrupções.
( ) c. Somente a escola ensina o que é importante para a criança.
( ) d. A criança é passiva.
( ) e. A criança é uma tabula rasa.
Comentário do #LinoCarioca: O faz de conta permite a integração da criança ao meio cultural e social.