domingo, 10 de maio de 2020

Educação Infantil - [4] Quarta Etapa



Educação Física na Educação Infantil - Perguntas dos testes de jogos na infância
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Professor Simone - Realizado em 2012/1
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Por: Lino Carvalho - Face:Lino.Ufrj - Insta: @Linosfit - @UoLinosFit - CariocaLino
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Alguns conteúdos como slides e apresentações podem ter sido extraviado, muitos por terem sido utilizado em pen drives ou por e-mail, não ficando na impresso!
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Pessoal estou descartando todos meus impressos da faculdade de Educação Fìsica (UFRJ / EEFD), para não perder todo esse conteúdo que há muito tempo me serve como base, estou transcrevendo aqui no meu blog e espero lhe ajudar de alguma maneira
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Para facilitar na localização da questão, basta usar a aba pesquisar acima do anuncio. Assim cole uma palavra da sua pergunta lá e a busca será feita em todo o site.
Por: @LinosFit - @TeamLineco
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖


PERGUNTA 1 - 

O brinquedo educativo/pedagógico deve ser entendido como:
 
(  )  a. Único recurso para o desenvolvimento infantil.
(X) b. Recurso que ensina, desenvolve e educa.
(  )  c. Parte de um processo global e contínuo.
(  )  d. Atitude dos pais e professores em direção à criança.
(  )  e. Preocupação dos fabricantes.

➖➖➖➖➖➖➖➖POR @CARIOCALINO➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

PERGUNTA 2 -

Para Kishimoto, as brincadeiras tradicionais:

(   ) a. Existem no cotidiano das crianças.
(   ) b. São somente ensinadas na escola.
(X) c. São semelhantes a um jogo livre e espontâneo – a criança brinca pelo brincar.
(   ) d. Não precisam ser ensinadas, pois são de transmissão oral.
(   ) e. Foram sempre da mesma maneira e não sofreram alterações.


➖➖➖➖➖➖➖➖POR @CARIOCALINO➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

PERGUNTA 3 -

Qual a diferença entre jogo, brinquedo e brincadeira?


(   ) a. O jogo acontece em qualquer lugar e não apresenta regras.
(X) b. O brinquedo é o suporte da brincadeira.
(   ) c. A brincadeira é o que acontece no jogo.
(   ) d. O brinquedo e a brincadeira são atividades infantis.
(   ) e. O jogo, a brincadeira e o brinquedo não se relacionam.


➖➖➖➖➖➖➖➖POR @CARIOCALINO➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖


PERGUNTA 4 -

Qual a importância do quadro de Brueghel, Jogos infantis, de 1560?

(X) a. Representa a concepção de criança da época, como um adulto em miniatura, brincando com jogos tradicionais.
(   ) b. Apresenta a brincadeira infantil coordenada pelos adultos.
(   ) c. A imagem de crianças sozinhas e abandonadas.
(   ) d. O quadro é igual a muitos de sua época.
(   ) e. O que importa não é a criança em si, e sim a paisagem e a igreja ao fundo.



➖➖➖➖➖➖➖➖POR @CARIOCALINO➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖


PERGUNTA 5 -

A brinquedoteca representa um espaço que possibilita a expressão lúdica infantil, pois:

(   ) a. É um ambiente já esquematizado e controlado.
(X) b. A criança é livre para escolher jogos, brinquedos, brincadeiras e parceiros.
(   ) c. Ambiente acolhedor e livre não possibilita a brincadeira.
(   ) d. A presença dos diferentes tipos de brinquedos não permite a brincadeira livre e coletiva.
(   ) e. O tempo é todo predeterminado dentro da brinquedoteca.


➖➖➖➖➖➖➖➖POR @CARIOCALINO➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖


PERGUNTA 6 -

A construção da cultura lúdica infantil envolve muitas significações, entre elas:

(X) a. É definida como um conjunto de procedimentos que permitem tornar possível o jogo infantil.
(   ) b. Está isolada dentro da sociedade.
(   ) c. A escola é que produz a cultura lúdica.
(   ) d. A cultura geral não interfere na cultura lúdica.
(   ) e. Primeiro, a criança precisa aprender a cultura lúdica e depois brincar.



➖➖➖➖➖➖➖➖POR @CARIOCALINO➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖


PERGUNTA 7 -

A formação do leitor se dá por meio da atividade lúdica nessa faixa etária e isso é possível quando apresentamos às crianças:

(X) a. Livros vivos.
(   ) b. Jogos tradicionais.
(   ) c. Brinquedos de encaixe.
(   ) d. Brincadeiras de roda.
(   ) e. Jogos de tabuleiro.


➖➖➖➖➖➖➖➖POR @CARIOCALINO➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖


PERGUNTA 8 -

O espaço da creche deve estar povoado com objetos que retratem a cultura e o meio social que a criança está inserida:

(X) a. Os objetos pelos quais a criança se interessa, explora, manipula, fazem parte de seu cotidiano, na escola e fora dela.
(   ) b. Os objetos não estão imbuídos de seus significados e sentidos.
(   ) c. O interesse infantil é dado pela escola.
(   ) d. O professor escolhe o brinquedo.
(   ) e. A criança brinca quando o adulto decide.



➖➖➖➖➖➖➖➖POR @CARIOCALINO➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖


PERGUNTA 9 -

(VUNESP-2012) Toda brincadeira é uma imitação transformada, no plano das emoções e das ideias, de uma realidade anteriormente vivenciada. A brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação, portanto, é correto afirmar que aquele que brinca:


(   ) a.Faz um movimento de reversibilidade.
(   ) b.Desenvolve a capacidade de aprendizagem sistematizada.
(   ) c.Possui pleno domínio da linguagem motora.
(   ) d.Adquire a sua independência.
(X)  e. Domina a linguagem simbólica.

FEEDBACK UOLINOSFIT: Significa que a criança já tem repertório simbólico construído sobre a realidade. Apesar dela não contar com a presença dos objetos e pessoas já sabe que elas existem.




➖➖➖➖➖➖➖➖POR @CARIOCALINO➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖


PERGUNTA 10 -

(VUNESP/FUND1105/001) Leia a citação a seguir.

“O uso do brinquedo/jogo educativo com fins pedagógicos remete-nos para a relevância desse instrumento para situações de ensino-aprendizagem e de desenvolvimento infantil. Se considerarmos que a criança pré-escolar aprende de modo intuitivo adquire noções espontâneas, em processos interativos, envolvendo o ser humano inteiro com suas cognições, afetividade, corpo e interações sociais, o brinquedo desempenha um papel de grande relevância para desenvolvê-la [...].” (KISHIMOTO, Tizuko M. “O jogo e a educação infantil”. In: KISHIMOTO, Tizuko M. (org.) “Jogo, brinquedo, brincadeira e educação”. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2006, p. 36)

I- O brinquedo/jogo permite uma ação intencional, a construção de representações mentais, a manipulação de objetos e o desempenho de ações sensório-motoras e trocas nas interações sociais.

II- O brinquedo/jogo possibilita o desenvolvimento da afetividade, da cognição, do aspecto físico e social.

III- O brinquedo/jogo contribui para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil, com função lúdica.

IV- O brinquedo/jogo potencializa a exploração e a construção de conhecimento, por conta exclusivamente da motivação externa.

V- O brinquedo/jogo possui duas funções: a lúdica, por meio da qual proporciona diversão, e a educativa, por meio da qual proporciona construção de conhecimentos.
Está correto o contido em:

(   ) a. I, II e V.
(   ) b. I, III e IV.
(X) c.I, III e V.
(   ) d. II, IV e V.
(   ) e. III, IV e V.

FEEDBACK TEAMLINECO: Kishimoto afirma que todo brinquedo é educativo, na medida em que a interação da criança com ele leva a criança a discutir seus conhecimentos, experimentar situações novas, aprender a partir da exploração.




➖➖➖➖➖➖➖➖POR @CARIOCALINO➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖


PERGUNTA 11 -

Após você ter definido jogo, responda entre as alternativas a seguir qual é conceito de brinquedo.

(   ) a. Brinquedo é associado a uma natureza primitiva do indivíduo. Tem uma determinação de uso, tem regras claras.
(   ) b. Brinquedo não está relacionado a um objeto significativo, e sim a um objeto de desejo.
(X) c.Brinquedo supõe uma relação com a criança e uma indeterminação quanto ao uso, ou seja, a ausência de regras que organizam sua utilização. Estimulante material para fluir o imaginário infantil.
(   ) d. Brinquedo não é um objeto, tem regras claras e é usado somente por crianças.
(   ) e. Estimulante material para fluir o imaginário infantil associado ao homem primitivo.

FEEDBACK LINOSFIT: A criança é quem decide como usar o brinquedo, o adulto não pode determinar o uso que a criança vai fazer do brinquedo.



➖➖➖➖➖➖➖➖POR @CARIOCALINO➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖


PERGUNTA 12 -

Ariès (1989) conclui que do século XVI ao século XVIII há certa ambiguidade em torno da origem dos brinquedos e aponta que:

I- Está consumado o brinquedo como objeto da infância.
II- Nota-se que nessa época não havia distinção entre brinquedos de meninas e de meninos, como exemplo a boneca era brinquedo de ambos os sexos.
III- A infância se abastece de objetos abandonados pelo adulto.
Escolha a alternativa correta:

(   ) a. I
(   ) b. II
(   ) c. III
(X) d. I e II
(   ) e. I e III

FEEDBACK LINOCARIO: O brinquedo torna-se o objeto que a criança usa para brincar. Há o reconhecimento da infância como uma fase da vida diferente da do adulto.



➖➖➖➖➖➖➖➖POR @CARIOCALINO➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖


PERGUNTA 13 -

Bachelar (1998, pp. 93-137) considera que as imagens que sobrevêm da infância nos aparecem como dois elementos que constantemente estão nos levando ao mundo das lembranças e da infância. Para nós, professores da Educação Infantil, é importante nos percebermos como pessoas que brincam e lembram suas brincadeiras e brinquedos e seus tempos de jogos com os amigos. Nós nos recordamos com carinho daquilo que mais nos agrada. Quais são esses elementos imagéticos?
Respostas:

(   ) a. Memória e o esquecimento.
(X) b. Memória e a imaginação.
(   ) c. Memória e o brinquedo.
(   ) d. Memória e a alegria.
(   ) e. Memória e a leitura.
Comentário DE TEAMLINECO : são os recursos cognitivos que nos permitem nos construir como pessoa humana e que nos dá identidade. É pela memória e imaginação que percebemos e conhecemos o mundo.


➖➖➖➖➖➖➖➖POR @CARIOCALINO➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖


PERGUNTA 14 -

De acordo com Brougère (2004), o que são jogos educativos?
Respostas:
(   ) a. Jogos sem estrutura de acordo com etapas de criatividade.
(   ) b. Jogos centrados na formação de competidores.
(   ) c. Jogos que envolvem dias e horários semanais.
(X) d. Jogos que envolvem memória, atenção e raciocínio simples.
(   ) e. Jogos que envolvem somente estrutura e memória.

Comentário LINOSFIT : São atividades que devem ser desenvolvidas pelos participantes do jogo e que envolvem conhecimentos que precisam da memória, da atenção e de raciocínio simples para o desenvolvimento do jogo.


➖➖➖➖➖➖➖➖POR @CARIOCALINO➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖


PERGUNTA 15 -

Definir o jogo não é uma tarefa fácil, pode-se estar se referindo a jogos de adultos, crianças, adivinhas, xadrez, entre outros. Embora recebam a mesma denominação, têm suas especificidades. Brougère e Henriot apontam três níveis de diferenciação, o jogo pode ser visto como:

Resposta Selecionada:  

(   ) a. Uma participação ativa de crianças no mundo adulto e no mundo das ideias.
(   ) b. O resultado de ações em um contexto de brincadeira, de emoções e força.
(   ) c. O resultado de um sistema ambiental fora de um contexto social, sistemático e orgânico.
(   ) d. Sistema de regras, emoções e contradições.
(X) e. O resultado de um sistema linguístico dentro de um contexto social, um sistema de regras e um objeto.

Comentário do #LinoCarioca: Como envolve interação, o jogo envolve interação que exige comunicação, combinação de regras, como iniciar o jogo e outras, assim como objeto ou não. No caso do jogo de esconde-esconde, não há a presença de objetos.

➖➖➖➖➖➖➖➖POR @CARIOCALINO➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖


PERGUNTA 16 -

Kishimoto afirma que definir o jogo não é tarefa fácil:

I- A palavra jogo é polissêmica e pode referir-se a muitas situações.
II- Uma mesma conduta pode ser considerada jogo em uma cultura e em outra, não.
III- Pode ser analisado por características como: prazer e desprazer, liberdade, regras, caráter não sério, espaço e tempo, ação voluntária, natureza improdutiva, intenção lúdica.
IV- Outras características do jogo: flexibilidade, livre escolha, controle interno, prioridade do processo de brincar, efeito positivo e a não literalidade.

Escolha a alternativa correta:


Respostas:
(   ) a. I e II
(   ) b. I, II e III
(X) c.  I, II, III e IV
(   ) d.  III
(   ) e. IV

Comentário #Linocarioca: Jogo é um termo polissêmico e, assim, pode ser utilizado de diferentes maneiras, mas para nós, pedagogos e que vamos elaborar planos de ensino e de aula sistemáticos e intencionais, precisamos entender as teorias sobre o jogo e suas concepções para podermos intervir na realidade educacional da infância.


➖➖➖➖➖➖➖➖POR @CARIOCALINO➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖


PERGUNTA 17 -

O brinquedo educativo pode ser assim caracterizado por assumir as funções lúdica e educativa:

I- Potencializa a exploração e a construção do conhecimento.
II- Conta com a motivação interna que é típica do lúdico.
III- Data dos tempos do Renascimento.
IV- Entendido como recurso que ensina, desenvolve e educa de forma prazerosa.

Escolha a alternativa correta:

Respostas:  
(X) a. I, II, III e IV
(   ) b. I, II e III
(   ) c. I e II
(   ) d. IV
(   ) e. I

Comentário por #CariocaLino: O brinquedo educativo e lúdico é aquele que possibilita a criança utilizar de forma ativa, levando-a a se envolver em atividades significativas e com sentido, em que a criança utiliza seus conhecimentos e experimenta novas ações e formas de interagir com o mundo, com seus amigos e com os objetos.




➖➖➖➖➖➖➖➖POR @CARIOCALINO➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖


PERGUNTA 18 -

Podemos afirmar que os brinquedos, as brincadeiras e os jogos infantis, relatados por Ariès, eram:

(X) a. Representativos de costumes, valores e conhecimentos de sua época.
(   ) b. Objetos específicos dos adultos e de pessoas maduras.
(   ) c.Capítulo destinado a jogos proibidos, isto é, de azar, como o jogo de cartas.
(   ) d. Representações de jogos que estimulavam um espírito de conquistas e lutas.
(   ) e. Dentre os mais importantes à educação física não era munido de valor estético.

Comentário #TeamLineco: O brinquedo é um objeto cultural, faz parte da região onde a criança vive e representa seus valores, conhecimentos, materiais que estão disponíveis para brincar.




















Postagem em destaque

Saiba como chegar ao Morro da Urca de graça

  Youtuber carioca mostra como as pessoas podem utilizar a trilha localizada ao lado da Praia Vermelha