quarta-feira, 29 de abril de 2020

Educação Infantil - [2] Segunda etapa



Educação Física na Educação Infantil - Texto: Educação de corpo inteiro
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Professor Simone - Realizado em 2012/1
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Por: Lino Carvalho - Face:Lino.Ufrj - Insta: @Linosfit - @UoLinosFit - CariocaLino
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Alguns conteúdos como slides e apresentações podem ter sido extraviado, muitos por terem sido utilizado em pen drives ou por e-mail, não ficando na impresso!
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Pessoal estou descartando todos meus impressos da faculdade de Educação Fìsica (UFRJ / EEFD), para não perder todo esse conteúdo que há muito tempo me serve como base, estou transcrevendo aqui no meu blog e espero lhe ajudar de alguma maneira
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Para facilitar na localização da questão, basta usar a aba pesquisar acima do anuncio. Assim cole uma palavra da sua pergunta lá e a busca será feita em todo o site.
Por: @LinosFit - @TeamLineco
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

SLIDES FEITOS NO POWER POINT SOBRE IMAGEM CORPORAL



➖➖➖➖➖➖➖➖SLIDE 1➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

PERCEPÇÃO E IMAGEM
CORPORAL

ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO - CCS
FUNDAMENTOS DA GINÁSTICA
UFRJ



➖➖➖➖➖➖➖➖SLIDE 2➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
(imagem de estatuas gregas)

texto: Os gregos enfatizavam a beleza física
como um ideal de perfeição física e moral



➖➖➖➖➖➖➖➖SLIDE 3➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
É o conceito que cada pessoa tem de seu corpo e suas partes.

Como o corpo se apresenta para nós, ou seja, como vemos nós mesmos.

Essa imagem será influenciada pelo meio em que vivemos e pelas situações que enfrentamos.

Figuração Figuração iguração do próprio corpo formada e estruturada do próprio corpo formada e estruturada do próprio corpo formada e estruturada na mente do mesmo indivíduo


➖➖➖➖➖➖➖➖SLIDE 4➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

DISTÚRBIO = Um distúrbio pode ser definido como um “conflito humano”

IMAGEM = Significa a representação visual de um “objeto” = “CORPO”




➖➖➖➖➖➖➖➖SLIDE 5➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

IMAGEM CORPORAL
Definição do Definição do termo

A imagem corporal é definida como a representação mental do próprio corpo mental do próprio corpo
(KRUEGER,1990)

É o conjunto de sensações construídas pelos sentidos pelos sentidos
(audição, visão, tato, paladar), oriundos de experiências vivenciadas pelo individuo, onde o referido cria um referencial do seu corpo, para o seu corpo e para o outro, sobre o objeto elaborado. corpo e para o outro, sobre o objeto elaborado. (PAILLARD, 2001)





➖➖➖➖➖➖➖➖SLIDE 6➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

LOGO SURGE UMA QUESTÃO, QUAL O OBJETIVO DA ATIVIDADE FÍSICA?

ESTÉTICA - FITNESS
e ou
SAÚDE - WELNESS




➖➖➖➖➖➖➖➖SLIDE 7➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

Preocupação excessiva com a estética
- Um caminho para vigorexia
(Imagem de estetica e vigorexia)


➖➖➖➖➖➖➖➖SLIDE 8➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

ESTÉTICA CULTURA SOCIEDADE

Corpo como construção cultural



➖➖➖➖➖➖➖➖SLIDE 9➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

A ESTÉTICA NA CULTURA E NA SOCIEDADE
MÍDIA e ESPORTES ---> INSATISFAÇÃO COM A IMAGEM CORPORAL

PRÁTICAS DE
EXERCÍCIOS FÍSICOS ---> INSATISFAÇÃO COM A IMAGEM CORPORAL
                                                                                |
                                                                                |
                                              TRANSTORNOS DISMÓRFICOS CORPORAIS





➖➖➖➖➖➖➖➖SLIDE 10➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

Ideal Masculino: (foto de um homem físico ideal)
Hiper-mesomorfismo




➖➖➖➖➖➖➖➖SLIDE 11➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

Ideal Feminino - Magreza Linearidade - (Foto com mulheres ideias.




➖➖➖➖➖➖➖➖SLIDE 12➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Estética – Estética – Cultura Cultura Cultura -Sociedade





➖➖➖➖➖➖➖➖SLIDE 12➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Imagem Corporal é um constructo multidimensional que envolve um complexo emaranhado de fatores psicológicos, sociais, culturais e biológicos que determinam subjetivamente como os indivíduos se vêem,acham que são vistos e vêem os outros (CASH &
PRUZINSKY, 2002).

Toda mudança reconhecível entra na consciência comparando- comparando-se com situações já vivenciadas, realizando se com situações já vivenciadas, realizando assim uma avaliação da nova situação que gera uma mudança na Imagem Corporal


Segundo CASH (1993) o descontentamento relacionado ao peso, que muitas vezes levam a uma imagem corporal negativa, advém de uma ênfase cultural na magreza e estigma social da obesidade.


➖➖➖➖➖➖➖➖SLIDE 13➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

O tipo físico idealizado pelos indivíduos é determinado culturalmente a partir dos padrões estéticos

Apesar de existirem valores de IMC e % de gordura adequados para a manutenção da saúde...

FATOREXIA(FOTO)



➖➖➖➖➖➖➖➖SLIDE 14➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

IMC
Índice de Massa Corporal

Consiste na razão do peso pelo:
quadrado da estatura
IMC=Peso/Estatura2



➖➖➖➖➖➖➖➖SLIDE 15➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

WHO (Word Health WHO (Word Health Organization Organization Organization)
Organização Mundial da Saúde

IMC

Peso baixo = <18,5kg/m2

Peso aceitável ou ideal = 18,5- Peso aceitável ou ideal = 18,5-24,9 kg/m 24,9 kg/m2

Sobrepeso
Obesidade leve = 25- Obesidade leve = 25-29,9kg/m 29,9kg/m2

Obesidade moderada = 30 Obesidade moderada = 30-39,9 kg/m 39,9 kg/m2

Obesidade severa = ≥40 kg/m2

Fonte de 2008: http://www.who.int/dietphysicalactivity/childhood_what/en/



➖➖➖➖➖➖➖➖SLIDE 16➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

Sobrepeso

Sobrepeso tem Sobrepeso tem sido definido definido definido como o excesso excesso
do peso do peso corporal corporal corporal aceito como adequado adequado adequado para
a estatura, a estatura, estatura, sexo e idade.

Obesidade Obesidade

Caracteriza- Caracteriza-se como a extrapolação extrapolação extrapolação do tecido
adiposo considerado adiposo considerado considerado como normal.

Krebs, NF et al. (2007) Pediatrics; Kuczmarski ,RJ et al. Am J
Clin Nutr (2000)




➖➖➖➖➖➖➖➖SLIDE 17➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

ACSM - 2005

Alerta que os devidos termos não devem ser usados como sinônimos, pois o sobrepeso
nem sempre reflete obesidade, como exemplo, alguns atletas podem apresentar
sobrepeso e possuírem uma quantidade de gordura total adequada



➖➖➖➖➖➖➖➖SLIDE 18➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

Percentual de Gordura

Estima a Estima a quantidade quantidade quantidade de gordura gordura gordura corporal corporal
através da através da medição medição medição das pregas cutâneas, cutâneas, cutâneas, em
consideração das consideração das variações variações variações para o sexo,
idade e idade e etnia.

A classificação A classificação classificação dos níveis de gordura gordura
corporal é corporal é feita através através através de diferentes diferentes
equações.


➖➖➖➖➖➖➖➖SLIDE 19➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Satisfação corporal

Qualquer indivíduo pretende que o seu corpo se aproxime tanto quanto possível
daquilo que é o seu ideal, em termos de forma e tamanho...



➖➖➖➖➖➖➖➖SLIDE 20➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

Insatisfação corporal

Desejo de um corpo irrealista - - - - -> Atividade Física Atividade Física

Orientador de insatisfação Orientador de insatisfação corporal?



➖➖➖➖➖➖➖➖SLIDE 21➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

                 INSATISFAÇÃO COM IMAGEM CORPORAL
                       |                                                               |     
INTERVENÇÕES CORPORAIS                  TRANSTORNOS DISMÓRFICOS CORPORAIS







➖➖➖➖➖➖➖➖SLIDE 22➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖


INTERVEÇÕES CORPORAIS

Nessa busca pela imagem corporal ideal as pessoas estão se submetendo a diversas intervenções corporais, tais como: cirúrgicas, recursos ergogênicas e atividades físicas



➖➖➖➖➖➖➖➖SLIDE 23➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

A pressão A pressão pressão da mídia e da sociedade sociedade sociedade pela estética de estética de corpos atléticos atléticos atléticos podem estabelecer uma estabelecer uma relação relação relação de causa e efeito levando efeito levando levando a pessoa a uma Dismorfia Dismorfia Muscular Muscular (ASSUNÇÃO, 2002 (ASSUNÇÃO, 2002; OLIVEIRA OLIVEIRA OLIVEIRA & ARAÚJO, ARAÚJO, ARAÚJO, 2004).

DISMUS é um dos transtornos Dismórficos Corporais Corporais ainda pouco estudado
(ASSUNÇÃO, 2002; CHOI, POPE & OLIVARDIA, 2002; CHUNG, 2003; OLIVEIRA &
ARAÚJO, 2004; POPE, KATZ & HUDSON, 1993; RUTSZTEIN et al, 2004).



➖➖➖➖➖➖➖➖SLIDE 24➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

IMAGEM CORPORAL NO ÂMBITO ESCOLAR



➖➖➖➖➖➖➖➖SLIDE 25➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

CRIANÇAS
2 a 5 anos
pré-escolar escolar

 Imagem corporal - é percebido que a aparência das pessoas pode ser mais ou menos desejável .




➖➖➖➖➖➖➖➖SLIDE 26➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

CRIANÇAS
2 a 5 anos
pré-escolar

Significado Significado ignificado das palavras palavras palavras "bonito" e "feio”. Opinião que os outros têm a respeito de sua aparência. Aos cinco anos, por exemplo,  a criança já
compara sua altura com a de seus pares e pode dar-se conta de ser alta ou baixa, especialmente quando as pessoas se referem  a ela, chamando-a de "alta ou baixa para a idade".

Apesar de seus progressos no desenvolvimento da imagem corporal, o
pré-escolar ainda tem uma noção pouco definida a respeito dos limites
do seu corpo, além de possuir escassos conhecimentos de sua anatomia interna.

Em virtude disto, qualquer experiência invasiva o aterroriza, especialmente quando há solução de continuidade da pele, tais como pequenos cortes ou escoriações. Em seu pensamento, em conseqüência de uma pele rompida pode escapar todo o seu sangue e interiores. Por isto
os curativos são tão importantes para segurar tudo dentro, e qualquer arranhão precisa de mercúrio ou esparadrapo, para que a interpretação da imagem corporal da criança seja atendida evitando distúrbios que possam surgir posteriormente (MONTARDO, 2002).




➖➖➖➖➖➖➖➖SLIDE 27➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
MENINAS MENINOS 6 a 7 anos

É hora de experimentar todos os esportes possíveis. Viver em grupo. O corpo é o seu
centro, o seu referencial, para si mesma, para o espaço que ocupa e na relaçãocom o
outro. (RAMOS, 2002).

A elaboração elaboração e o estabelecimento deste esquema parecem ocorrer relativamente  cedo, uma vez que a evolução está praticamente terminada por volta dos quatro ou cinco anos.




➖➖➖➖➖➖➖➖SLIDE 28➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

8 a 11 anos

Pré-adolescentes estão muito sujeitos às influências dos pais, sociedade e às mídia. Surgem conflitos que, no aspecto comportamental, podem acarretar em insatisfação com a imagem corporal, grande contestação como forma, de autoafirmação. Realização de práticas alimentares inadequadas que podem ser fatores desencadeadores de transtornos alimentares


➖➖➖➖➖➖➖➖SLIDE 29➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

ADOLESCENTES + ADOLESCENTES + de 11 anos

O adolescente tem como característica comportamento de contestação que o tornam vulnerável, volúvel, seguidor de líderes, grupos e modas, desenvolvendo preocupações ligadas ao corpo e à
aparência (Gambardella , 1995; Mantoanelli 1997). et al., 1997).

É a fase da iniciação esportiva.




➖➖➖➖➖➖➖➖SLIDE 30➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

Todo adolescente tem em sua mente um corpo idealizado,e quanto mais este corpo se
distanciar do real, maior será a possibilidade de conflito, comprometendo sua autoestima (Chipkevitch Chipkevitch, 1987).
As adolescentes,  mesmo quando estão no peso adequado ou abaixo do peso
ideal, costumam se sentir gordas ou desproporcionais, o que se denomina de
distorção da imagem corporal(Fleitlich Fleitlich et al., 2000).
No sexo feminino, com o aumento da idade, há a
tendência em querer perder peso; inversamente, no sexo no sexo masculino, essa vontade vontade vontade diminui, prevalecendo o desejo de ganhar peso num porte
atlético (Vilela et al., 2001).

Postagem em destaque

Saiba como chegar ao Morro da Urca de graça

  Youtuber carioca mostra como as pessoas podem utilizar a trilha localizada ao lado da Praia Vermelha