
Educação Física na Educação Infantil - Licenciatura em Educação Física
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Professor Simone - Realizado em 2012/1
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Por: Lino Carvalho - Face:Lino.Ufrj - Insta: @Linosfit - @UoLinosFit - CariocaLino
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Alguns conteúdos como slides e apresentações podem ter sido extraviado, muitos por terem sido utilizado em pen drives ou por e-mail, não ficando na impresso!
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Pessoal estou descartando todos meus impressos da faculdade de Educação Fìsica (UFRJ / EEFD), para não perder todo esse conteúdo que há muito tempo me serve como base, estou transcrevendo aqui no meu blog e espero lhe ajudar de alguma maneira
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Para facilitar na localização da questão, basta usar a aba pesquisar acima do anuncio. Assim cole uma palavra da sua pergunta lá e a busca será feita em todo o site.
Por: @LinosFit - @TeamLineco
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
PLANO DE AULA
TRABALHO DE IMAGEM CORPORAL - EDUCAÇÃO INFANTIL
Objetivos
- Familiarizar-se com a imagem do corpo.
- Trabalhar imitações, gestos e xpressões.
- Construir a identidade.
Tempo estimado
De 15 a 20 minutos por dia
Material necessário
Dois espelhos grandes ( De preferência presos à parede), cartazes com fotos de diferentes expressões faciais retiradas de revistas ou da internet, aparelho de som, fantasias, bijuterias, chapéus, maquiagem infantil e colchonete.
Flexibilização para crianças com deficiência visual
Tocas as diferentes partes do corpo é muito importante para a criança com deficiencia visual. Descreva os gestos feitos pelas outras crianças e, nas primeiras vezes, ajude a criança a imitar. Você também pode ampliar o tempo de realização das atividades propostas, permitindo que a criança toque nos colegas. O estímulo auditivo também é fundamental. Músicas, barulhos e comandos sonoros podem ajudar. Na atividade das caretas, você pode trabalhar com sons ( todo mundo faz barulho de riso, todo mundo imita choro). Oferecer um espaço adequado para que esta criança também possa desenvolver a sua mobilidade é outra ação fundamental. Organize os cantos da creche de modo que o bebê possa explorar os espaços e localizar-se no ambiente, garantindo a sua progressiva autonomia.
Desenvolvimentos
Todas as atividades devem ser feitas em frente ao espelho, sempre estimulando a observação
- Atividade 1
Incentive os pequenos a observar a própria imagem. Peça que eles toquem diferentes partes do corpo. Proponha brincadeiras como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os braços. Estimule-0s a imitar o gestos dos colegas: Vejam a careta do João! Vamos fazer Igual?
- Atividade 2
Coloque músicas do cancioneiro popular ( Caranguejo Não É Peixe, Cabeça, Ombro, Perna e Pé etc.) que abordem partes do corpo ou sugiram movimentos. O objetivo é se aventurar em novos gestos e imitar os colegas.
- Atividade 3
Proponha agora a brincadeira seu-mestre-mandou. Com todos em pé, dê os comandos: Cruzar as pernas ! Ajoelhar-se" A cada posição, estimule-os a se observar e testar possibilidades de movimento.
- Atividade 4
Para brincar com expressões faciais, mostre cartazes com diversas fisionomias. Depois, sugira que a garotada faça caretas variadas.
- Atividade 5
Hora do faz - de - conta: Sugira que cada um escolha se quer brincar de casinha, fantasiar-se ou maquiar-se. Ofereça novas possibilidades de acessórios e de brincadeiras.
Avaliação
Observe se houver concentração, interação com o espelho e com os colegas e exploração dos gestos e materiais. Sempre que possível repita a sequencia com outras propostas e brincadeiras.