terça-feira, 14 de abril de 2020

Tópicos em Educação II - [3] Terceira Etapa


➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Para facilitar na localização da questão, basta usar a aba pesquisar acima do anuncio. Assim cole uma palavra da sua pergunta lá e a busca será feita em todo o site.
Por: @LinosFit - @TeamLineco
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

EXERCÍCIOS

1.Sobre a Educação de Jovens e Adultos o pensamento idealizado por Paulo Freire apresentava como proposta. Assinale a alternativa:

(  ) A) Oportunizar a alfabetização pelo método fônico.

(X) B) Preparar o educando para a participação ativa no contexto social.

(  ) C) Colocar o trabalho como princípio da formação.

(  ) D) Educar para incluir no mercado de trabalho.
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

2. Na leitura, a decodificação é referente a:

Assinale a alternativa correta.

(  ) A) Capacidade de apropriação dos símbolos e signos linguisticos identificados somente na escrita.

(  ) B) Capacidade de codificar os sons da fala, transformando-os em sinais gráficos;

(X) C) Capacidade de apropriação e ressignificação dos sinais gráficos, transformando-os em som;

(  ) D) Capacidade de ler bem e interpretar os códigos da escrita;

➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
3. As pesquisadoras Emilia Ferreiro e Ana Teberoski identificaram e caracterizaram os níveis da psicogênese da alfabetização. No nível silábico, de acordo com as pesquisadoras, o sujeito percorre algumas situações que o levam a desenvolver o processo de codificação e decodificação. Sobre  as características deste nível. Analise as sentenças.

I – O sujeito desenvolve uma visão sincrética dos elementos de alfabetização.

II – O sujeito compreende que as diferenças das representações escritas relacionam-se com as diferenças na pauta sonora das palavras.

III – O sujeito utiliza a hipótese da correspondência quantitativa entre a segmentação oral e os sinais gráficos.

IV – O sujeito realiza experiências de ler a realidade em imagens gráficas.

V – O sujeito formula a hipótese de que para cada sílaba oral há uma correspondência de letra e a de que qualquer letra pode servir para qualquer som.

A sequência CORRETA é:

(  ) A) II – III – IV.

(X) B) II – III – V.

(  ) C) I – II - IV.

(  ) D) III – IV – V.

➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
4. Sobre a função qualificadora da Educação de Jovens e Adultos. Assinale a alternativa CORRETA.

(  ) A) Refere-se a estratégia de manutenção destes alunos em sala de aula.

(  ) B) Refere-se à contribuição financeira e política para que aluno mantenha-se em sala de aula.

(X) C) Refere-se à ação de oportunizar ao educando a atualização de conhecimento por toda a vida.

(  ) D)Refere-se à restauração do processo escolar para os alunos que não tiveram acesso à educação.

➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖


5. Referente a questão 29 do ENADE 2005

Um trabalhador de 42 anos matriculou-se no curso noturno de Educação para Jovens e Adultos de uma escola perto de sua casa. Na infância, estudou por três anos consecutivos e saiu da escola na 2ª  série. Hoje, sente dificuldade para compreender o que lê, reproduzindo o que aconteceu naquela época. O pedagogo desta escola preparou os docentes para o trabalho com situações de ensino com foco na aprendizagem efetiva dos alunos. Dentro desta perspectiva, o professor de Português propôs as seguintes atividades abrangendo situações de aprendizagem e de avaliação:

I - diagnóstico para identificação do conhecimento de leitura do aluno como ponto de partida para o trabalho;

II - tarefas que o aluno realiza mais ou menos no tempo gasto pelos colegas;

III - exercícios para o aluno apreender vocabulário, conceitos e normas básicas da escrita e da leitura;

IV - auto e hetero-avaliação permanentes, para confrontar a percepção do aluno sobre seu aproveitamento escolar com a avaliação do professor.

 Atendem à proposta do pedagogo e às necessidades do aluno:

(  ) A) II e III.

(  ) B) I e III.

(  ) C) I, II e IV.

(X) D) I e IV.

Postagem em destaque

Saiba como chegar ao Morro da Urca de graça

  Youtuber carioca mostra como as pessoas podem utilizar a trilha localizada ao lado da Praia Vermelha