Inscrições para o Carnaval de Rua 2026
A Prefeitura do Rio de Janeiro abriu as inscrições para os blocos de rua que participarão do Carnaval de 2026, com prazo até 15 de setembro. O cadastramento é essencial para a organização e segurança dos desfiles, que atraem milhares de foliões. Após a análise da documentação, os blocos receberão o 'Documento de Cadastro Preliminar' em 17 de outubro. O evento promete ser uma grande celebração cultural, com a participação de mais de 400 cortejos.
#Carnaval2026 #BlocosDeRua #RioDeJaneiro #CulturaCarioca #Folia
A Prefeitura do Rio de Janeiro deu início ao período de inscrições para os blocos de rua que desejam participar do aguardado Carnaval de 2026.
Conhecida por suas espetaculares e vibrantes manifestações culturais, a cidade abre suas portas para os cortejos que desejam desfilar entre a multidão extasiada.
Este ano, o cadastramento deve ser feito exclusivamente no site da Empresa de Turismo do Município, a Riotur, até o dia 15 de setembro.
A inscrição é mais do que um procedimento burocrático; é o passo inicial para que os desfiles sejam devidamente autorizados e organizados.
Isso permite à Riotur, em parceria com outros órgãos públicos, planejar logística, segurança e toda a infraestrutura necessária para receber os foliões de forma organizada e segura.
Em 2025, o número impressionante de mais de 400 cortejos foi autorizado a alegrar as ruas cariocas.
Os olhos de todo o mundo se voltam para o Carnaval de Rua do Rio em 17 de janeiro de 2026.
Este evento grandioso é uma das maiores expressões culturais do planeta, injetando uma nova vida na economia criativa da cidade.
Desde blocos de bairro até aqueles mais famosos, todos têm um papel na construção de uma experiência carnavalesca única.
O calendário de 2026 promete novos desafios e oportunidades para a equipe da Riotur e seus parceiros.
Após o encerramento das inscrições, uma minuciosa análise pelos órgãos municipais ocorrerá de 16 de setembro a 16 de outubro.
Esta etapa garante que a documentação dos blocos esteja em ordem, culminando na liberação do "Documento de Cadastro Preliminar" a partir de 17 de outubro.
E como qualquer processo bem estruturado, existe espaço para ajustes e revisões.
Os organizadores dos blocos podem solicitar uma revisão dos pareceres até 27 de outubro, assegurando que todas as vozes sejam ouvidas e cada bloco tenha a chance de brilhar no evento.
A última peça do quebra-cabeça do carnaval será montada em janeiro de 2026.
Até lá, blocos e autoridades estarão em uma verdadeira dança de preparativos até que, finalmente, o toque mágico do carnaval envolva a cidade novamente.
Carnaval 2026: inscrições para blocos de rua do Rio começam nesta sexta
Cortejos interessados em desfilar nas ruas da cidade no próximo ano têm até o dia 15/09 para realizar o cadastramento no site da Prefeitura
A Prefeitura do Rio de Janeiro inicia, nesta sexta-feira (15/08), o período de inscrições para os blocos de rua interessados em participar do Carnaval 2026 na cidade. O cadastramento, que vai até o próximo dia 15/09, será feito exclusivamente pelo site da Empresa de Turismo do Município (Riotur).
A inscrição é a primeira etapa para que os desfiles sejam autorizados e permite o planejamento prévio de logística, segurança e infraestrutura por parte da Riotur e dos demais órgãos públicos envolvidos. Em 2025, mais de 400 cortejos receberam autorização. Para 2026, o Carnaval de Rua começa em 17 de janeiro.
”O Carnaval de rua do Rio é uma das maiores manifestações culturais do mundo e movimenta a economia criativa da cidade em larga escala. A abertura das inscrições marca o início de um trabalho que envolve planejamento e diálogo constante com os blocos e os órgãos públicos. Queremos garantir uma festa democrática, segura e ainda mais organizada em 2026”, afirmou o presidente da Riotur, 36.799 reais por ...
Calendário – Carnaval de Rua 2026
15/08 a 15/09 – Inscrições dos blocos;
16/09 a 16/10 – Análise dos órgãos municipais;
17/10 a 27/10 – Liberação do ”Documento de Cadastro Preliminar” ou do ”Documento de Cadastro Não Efetivado” no site, com possibilidade de solicitação de revisão de parecer;
28/10 a 03/11 – Respostas aos pedidos de revisão e nova liberação de documentos;
04/11 a 12/01 – Etapa ”blocos x órgãos”: representantes legais devem obter documentação complementar obrigatória junto à PMERJ, PCERJ e CBMERJ;
13/01 a 15/01 – Upload no site dos documentos complementares e liberação após conferência;
16/01 – Encerramento do envio do documento de cadastro efetivado e finalização do processo.