quarta-feira, 22 de abril de 2020
Educação Física Adaptada - [4] Quarta etapa
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Educação Física Adaptada - [4] Quarta etapa
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Professora Michele Pereira - Realizado em 2011/1
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Por: Lino Carvalho - Face:Lino.Ufrj - Insta: @Linosfit - @UoLinosFit - CariocaLino
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Alguns conteúdos como slides e apresentações podem ter sido extraviado, muitos por terem sido utilizado em pen drives ou por e-mail, não ficando na impresso!
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Pessoal estou descartando todos meus impressos da faculdade de Educação Fìsica (UFRJ / EEFD), para não perder todo esse conteúdo que há muito tempo me serve como base, estou transcrevendo aqui no meu blog e espero lhe ajudar de alguma maneira
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Para facilitar na localização da questão, basta usar a aba pesquisar acima do anuncio. Assim cole uma palavra da sua pergunta lá e a busca será feita em todo o site.
Por: @LinosFit - @TeamLineco
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Trabalho de Tópicos / Foram separados alguns tópicos importantes diante do tema solicitado.
O profissional da Educação Física e sua responsabilidade frente ao processo de inclusão
1. Segundo o estatuto da criança e do adolescente a Lei N 8.069, de 13 de julho de 1990 no art. 4 (p.19), é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referente à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, á profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, á liberdade e à convivência familiar e comunitária.
2. O principal objetivo que a Educação física deve tentar obter no trabalho com pessoas com necessidades especiais é a sua total reintegração na sociedade, com autonomia, liberdade, criatividade e alegria. Os outros objetivos complementares também são tentados, como melhorar da condição motora, domínio do corpo para o desempenho de atividades biopsicossociais e um desenvolvimento sócio-cultural ( soler, 2002).
3. O professor de Educação física na educação especial, durante a atividade, deve observar individualmente cada criança, e descobrir suas necessidades e, a partir daí, planejar sua aula. É muito importante que as crianças sintam-se desafiadas e estimuladas a cada vez aprender mais (Soler, 2022)
4. soler (2002) aborda que o papel do professor de educação Física na educação especial, como em qualquer outra modalidade de ensino, é o de criar desequilíbrios, apresentando ao seu aluno o novo e o desconhecido, pois diante do desafio a criança tende a assimilar o conhecimento, utilizando os recursos motores e mentais que possui.
5. Atualmente, a Educação Física tem muita importância no programa de educação geral. As atividades físicas e os esportes de todos os tipos são orientados para melhorar a postura, o desenvolvimento, o condicionamento, a saúde e também nos servem para a recreação e a diversão 9Afams, Daniel, Cubbin e Rullman 1985)
6. As aulas de Educação Física, sob a perspectiva da necessidade pedagógica, requerem que sejam organizadas e desenvolvidas de tal maneira que não haja exclusões nem generalizações.
7. Soler (2002), enfatiza que, para desenvolver o processo de inclusão em uma escola, as primeiras pessoas a serem trabalhadas são os professores, ou seja quem se adapta é a escola ao aluno e não o aluno à escola.
8. Canfield (1998) alerta que o professor precisa saber quem é o seu aluno, do que ele precisa, de seus limites, de seus desejos, para quem o seu fazer pedagógico seja revestido de importância na vida do aluno.
9. De acordo com Pereira (1997, p.82) a concepção de Educação Física se volta didaticamente para a realidade concreta. É nesse mundo, nesse momento, em meio às contradições Sócio-Econômico-Culturais, em que as aulas acontecem, em que o professor e aluno vivem e devem necessariamente, buscar a felicidade, exercer a sua humanização.
10. O processo de inclusão exige do educador um lastro de formação que lhe permita ter consciência e clareza das problemáticas com que se defronta na escola.
11. Segundo Gonzáles (2002), com a educação inclusiva os professores tem possibilidades de:
A. Criar clima adequado para a interação e a cooperação;
B. Motivar os alunos, produzindo expectativas positivas e utilizando reforços de auto-estima e reconhecimento.
C. aceitar a diferença como componente da normalidade;
D. Fomentar a convergência de todos os educadores por meio da atividade em equipe.
