Supermercado mais barato da Rússia anuncia primeiras lojas no Brasil com preços surreais
O varejo alimentar brasileiro está prestes a ganhar um novo competidor de peso. A rede russa Svetofor, que opera sob a marca Vantajoso, anunciou a abertura de 50 lojas no país nos próximos três anos, começando por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A primeira unidade deve funcionar em Campinas (SP), com outras nove previstas já para 2025.
Com foco no público de renda mais baixa, altamente sensível a preço, o Vantajoso aposta no modelo de hard discount (descontos extremos).As lojas terão estrutura simples, sortimento reduzido e operação de baixíssimo custo, resultando em preços até 30% menores do que os praticados por redes tradicionais.
Segundo a diretora regional, Karina Storozhenko, a proposta é oferecer “preços promocionais permanentes”, sem depender de variações sazonais. A estratégia inclui compras diretas de fabricantes para reduzir custos logísticos, além de alta rotatividade de produtos.
Embora se assemelhe ao atacarejo, como Assaí e Tenda, o formato será mais compacto: unidades com cerca de 1.000 m², sem padaria ou açougue na abertura. O mix será formado por 80% de alimentos e o restante dividido entre itens de primeira necessidade.
A experiência internacional da Svetofor reforça a expectativa: são mais de 4 mil lojas abertas entre Europa e Ásia, sempre em mercados marcados por inflação e pressão de consumo. Agora, o Brasil será o primeiro grande teste na América Latina.
A chegada do Vantajoso pode mexer profundamente com o setor. Concorrentes como Assaí, Atacadão e Grupo Mateus, que operam com margens EBITDA entre 6% e 8%, podem ser pressionados. Fornecedores também tendem a renegociar contratos, em um movimento que pode gerar ajustes em toda a cadeia de bens de consumo.