Onde estão os campeões mundiais sub-20 do Flamengo? Mais da metade subiu ou já saiu do clube
Um ano depois de superar o Olympiacos, Rubro-Negro enfrenta o Barcelona em busca do bi
Em busca do bicampeonato do Intercontinental Sub-20, o Flamengo terá neste sábado contra o Barcelona (Espanha), às 16h30 (de Brasília) no Maracanã, 13 remanescentes do título mundial da categoria no ano passado.
Mas por onde andam os outros campeões em cima do Olympiacos (Grécia) em 2024?
O "efeito colateral" de ter o elenco mais galático da América do Sul é diminuir o espaço para o aproveitamento da base no profissional. Mesmo assim cinco dos 23 garotos que estavam na decisão do ano passado foram puxados por Filipe Luís para o grupo principal: o goleiro Dyogo Alves, o zagueiro João Victor, o lateral-direito Daniel Sales, o meia-atacante Matheus Gonçalves e o atacante Wallace Yan.
Wallace Yan é quem mais ganhou espaço no time principal —
João Victor, Daniel Sales e Matheus Gonçalves foram liberados pelo técnico para descer e jogar contra o Barcelona.
O lateral-direito chegou a viajar para Porto Alegre e ficou no banco na vitória por 3 a 1 sobre o Inter no Beira-Rio no domingo, mas voltou ao Rio de Janeiro na terça-feira para se juntar ao grupo sub-20.
Outros oito jogadores que fizeram parte do título do ano passado já deixaram o clube.
Veja abaixo onde está cada um:
Adriel
Adriel após jogo do Santa Clara ;
O atacante de 22 jogos e nove gols pelo sub-20 do Flamengo em 2024 entrou nos minutos finais naquela final contra o Olympiacos. Ele tinha contrato só até o fim de janeiro e foi liberado no último mês de vínculo para se transferir para o Santa Clara, que disputa a Primeira Divisão de Portugal. Aos 19 anos, tem ficado no banco em alguns jogos do time principal, mas ainda não estreou.
Caio Barone
Caio Barone em sua estreia pelo Celta de Vigo B
O gigante goleiro de 1,96m não saiu do banco contra o Olympiacos, mas fez 12 jogos pelo sub-20 do Flamengo no ano passado e mais nove nesta temporada. Ele tinha contrato até o fim de 2027, porém, em junho foi liberado pelo Rubro-Negro, que fez acordo para manter 30% dos direitos econômicos, e se transferiu para o Celta de Vigo B, que disputa a Terceira Divisão da Espanha. Aos 19 anos, ele estreou na derrota por 1 a 0 para o Coruxo, em amistoso de pré-temporada.
Caio Garcia
Caio Garcia em sua apresentação no Botafogo-PB —
O volante entrou no segundo tempo e foi um dos heróis daquela final contra o Olympiacos ao fazer o primeiro gol da virada. Ele foi titular em vários jogos do sub-20, mas estourou a idade de base nesta temporada e foi emprestado ao Botafogo-PB para disputar a Série C do Campeonato Brasileiro. Mas o jovem de 21 anos tem sido pouco aproveitado e jogou só duas partidas pelo clube até aqui. Seu contrato no Flamengo vai até o fim de 2026.
Jean Carlos
Jean Carlos em ação pelo Joinville —
O volante também entrou no segundo tempo contra o Olympiacos e foi bastante utilizado na temporada passada, disputando 42 jogos pelo Flamengo Sub-20. Mas ele estourou a idade de base e foi liberado em 2025. Acertou com o Joinville, clube onde estreou como profissional entrando no fim da derrota por 1 a 0 para o Marcílio Dias pela Série D do Brasileiro. Até agora, o jovem de 21 anos soma três partidas no time.
Lucyan
Lucyan com a camisa do Bahia —
O lateral-direito não saiu do banco contra o Olympiacos, mas foi bastante utilizado em 2024, fazendo 31 jogos pelo sub-20 do Flamengo e dois no time profissional. Ele tinha contrato até o fim de 2028, mas o Rubro-Negro o liberou para se transferir para o Bahia. Começou ainda na base do Tricolor de Aço, com 15 partidas e três gols, e chegou a subir para o time principal aos 19 anos. Porém, foi dispensado esse mês por indisciplina.
Rayan Lucas
Rayan Lucas em ação pelo Sporting B
Jogou os 90 minutos daquela final contra o Olympiacos e era titular absoluto do Flamengo na base. Fez 33 jogos pelo sub-20 e quatro pelo profissional na temporada passada. Em 2025, voltou a jogar pelo time principal no início do Carioca e em junho foi emprestado para o Sporting B, que disputa a Segunda Divisão de Portugal. Aos 20 anos, já entrou em campo duas vezes pelo time e participou de amistosos com o Sporting A. Seu contrato com o Rubro-Negro vai até outubro de 2028.
Victor Silva
Victor Silva em ação pela Ferroviária —
Não saiu do banco diante do Olympiacos, mas fez 36 jogos e quatro gols pelo sub-20 do Flamengo na temporada passada. Ele tinha contrato só até janeiro e em setembro de 2024 foi liberado para acertar com a Ferroviária, com o Rubro-Negro mantendo 20% dos direitos econômicos. O jovem, de 21 anos, passou primeiro pela base do clube paulista e subiu para o time principal disputando seis partidas da Série A do Campeonato Paulista no primeiro semestre. Atualmente, tem ficado no banco na Série B.
Zé Welinton
Zé Welinton é anunciado pelo Al Dhafra —
Titular naquela final com o Olympiacos, o lateral-esquerdo era mais um jogador muito utilizado na base: em 2024, fez 21 jogos com três gols pelo sub-20 do Flamengo e duas partidas pelo profissional. Após estourar a idade, chegou a disputar quatro rodadas do Carioca nesta temporada. Depois, mesmo com contrato até dezembro, foi afastado e acertou em julho com o Al Dhafra, dos Emirados Árabes. Ele ainda não estreou em seu novo clube.