
Atletismo - [1] Corrida
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Professor Batalha - Realizado em 2010/1
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Por: Lino Carvalho - Face:Lino.Ufrj - Insta: @Linosfit - @UoLinosFit - CariocaLino
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Alguns conteúdos como slides e apresentações podem ter sido extraviado, muitos por terem sido utilizado em pen drives ou por e-mail, não ficando na impresso!
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Pessoal estou descartando todos meus impressos da faculdade de Educação Fìsica (UFRJ / EEFD), para não perder todo esse conteúdo que há muito tempo me serve como base, estou transcrevendo aqui no meu blog e espero lhe ajudar de alguma maneira
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Para facilitar na localização da questão, basta usar a aba pesquisar acima do anuncio. Assim cole uma palavra da sua pergunta lá e a busca será feita em todo o site.
Por: @LinosFit - @TeamLineco
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖
Velocidade - É a qualidade física particular do músculo e das coordenadas neuromusculares que permite e execução de uma sucessão rápida de gestos que, em seu encadeamento, constituem numa só e mesma ação, de uma intensidade máxima e de duração breve ou muito breve.
Velocidade de reação - Tempo requerido para ser iniciada uma resposta a um estímulo recebido ( visual, sensorial ou táctil). Ex: No Boxe ( esquiva de soco )
Velocidade de deslocamento - Capacidade máxima de um indivíduo deslocar-se de um ponto para outro. Ex: Percurso de 100 mts.
Velocidade de movimento dos membros - Habilidade para movimentar braços ou pernas tão rápido quanto possível. Ex. Cortada de voleibol.
-----
Texto atletismo 1
CORRIDA DE VELOCIDADE
Neste tipo de corrida todos os aspectos de frequência de passadas e de ordem fisiológica, ou seja,há o predomínio da capacidade neuro-muscular. A amplitude de passada pode e deve ser trabalhada através de trabalhos de força e flexibilidade e a técnica também pode e deve ser trabalhada.
Posicionamento do corredor de velocidade
Na reta
Tronco -> Reto;
Braços -> Semi - flexionados em ângulos de 90', trabalhando ao lado do corpo para frente e para trás, em movimento pendular
Pernas -> Correndo com elevação do joelho e tocando o solo com o terço anterior do pé, calcanhar quase encostando nos glúteos
Na curva
Tronco -> Ligeiramente inclinado para dentro da curva, pois há uma tendencia do corpo sair pela tangente ( para fora da curva)
Braço -> O braço de fora da curva apresenta uma maior intensidade de movimento que o de dentro, compensando;
Pernas -> Idem a mecânica da reta
Quando um atleta corre uma distância qualquer a velocidade varia. Na linha de partida o atleta não se move, tendo portanto uma velocidade nula. Depois do tiro de partida o atleta aumenta a velocidade ou acelera. A aceleração indica com que rapidez se processa a alteração da velocidade. A aceleração de corrida pode chegar a uma velocidade máxima, como no caso da corrida de 100 metros, ou uma velocidade ótima, como por exemplo nos saltos. Um atleta que abranda, perde velocidade e diz-se que desacelera. Se examinarmos o gráfico velocidade-tempo para um velocista observarmos uma fase inicial de aceleração. Esta é a seguida pela velocidade máxima e no final, por uma fase de desaceleração que surge a medida que o atleta se cansa.
Gráfico 1 - velocidade-tempo para um velocista (aceleração)
----------------->| -------------------> | -------------->
Aceleração velocidade máx Desaceleração
SAÍDA DE BLOCO
As saídas de bloco podem ser em reta ou em curva. Por exemplo nos 100m a saída é reta e nos 200m em curva.
Quanto a posição do atleta no bloco podem ser de três tipos, em função de altura do mesmo, a saber:
- Saída curta -> O calcanhar da perna de impulsão está na altura do tornozelo da perna de elevação.
- Saída média -> O calcanhar da perna de impulsão está na altura da panturrilha da perna de elevação
- Saída longa-> O calcanhar da perna de impulsão está na altura do joelho.

No momento 1 : As suas marcar
No momento 2 : Pronto
No momento 3 : Sinal sonoro ( Disparo )
No momento 4 : Fase de impulsão
No momento 5 : Fase de aceleração